O jornal britânico Daily Telegraph pagou indenização por danos à atriz Nicole Kidman por noticiar falsamente que ela teria violado seu contrato publicitário com o perfume Chanel Nº 5. Detalhes do acordo não foram revelados, e Nicole não esteve no tribunal. Segundo o advogado da atriz, John Kelly, ela ficou bastante abalada com a reportagem, publicada em novembro na coluna Spy (Espião). Na nota, o jornal dizia que Nicole havia segurado um frasco de um perfume rival quando esteve em Londres para promover seu novo filme. Kelly afirmou que o jornal concluiu que a fonte que forneceu a informação havia inventado a história. O Telegraph aceitou pagar as custas legais da atriz e indenizá-la por danos. Segundo o advogado, Nicole pretende doar o valor da indenização para o Fundo de Desenvolvimento para Mulheres das Nações Unidas. Informações da AP [14/12/07].
Comissão Européia de olho nos anúncios da Itália
A Comissão Européia deu início, na semana passada, a procedimentos contra a Itália por permitir muitas propagandas na TV, violando as regras da União Européia (UE). ‘As emissoras precisam de anúncios e os anunciantes precisam das emissoras, mas devemos ter proteção efetiva aos consumidores’, disse Viviane Reding, comissária de telecomunicações do órgão. Segundo a comissão, as emissoras italianas não respeitam diversas regras publicitárias impostas pelo bloco europeu, em especial o limite de 12 minutos a cada hora para publicidade e o mínimo de 20 minutos de espaço entre os intervalos comerciais. Sob as leis italianas, os anúncios de programas ou produtos das próprias emissoras não são considerados anúncios. ‘Isto faz com que programas de notícias sejam interrompidos excessivamente’, alega a comissária. O governo da Itália tem dois meses para responder ao aviso formal da UE. Informações da AFP [11/12/07].
Executivos de Cingapura cantam rap em vídeo
Executivos da Autoridade de Desenvolvimento da Mídia de Cingapura, órgão que fiscaliza a mídia no país, criaram polêmica ao aparecer em um vídeo de rap. De terno, eles cantam e fazem gestos típicos de rappers. Desde que foi postado no YouTube, há três semanas, o filme com duração de quase cinco minutos já gerou mais de 60 mil visitas e 300 comentários – em sua maioria negativos. Cassandra Tay, diretora de comunicações da Autoridade, disse que o clipe foi originalmente preparado para uma conferência interna, onde foi bem recebido. Cingapura é o país mais economicamente avançado do Sudeste Asiático, mas o governo mantém regras rígidas de censura. O órgão de desenvolvimento de mídia é responsável pela classificação de filmes e videogames e pela imposição de multas a emissoras abertas que violam padrões éticos. Informações da AFP [14/12/07].