A internet está sendo crescentemente utilizada enquanto lócus de comunicação política durante as campanhas eleitorais em grande número de democracias contemporâneas. Dentre as principais funções que a rede eletrônica pode desempenhar enquanto ferramenta de campanha, a depender de sua forma de utilização pelos candidatos, estão a disseminação de informações com enquadramento próprio, a distribuição de materiais de campanha, a mobilização de apoiadores, bem como propiciar a participação dos cidadãos no processo eleitoral.
A participação política via internet representa um tipo distinto de engajamento cívico que se diferencia das atividades tradicionais; a popularidade da Internet pode gradualmente atrair mais pessoas para o processo democrático, o que se acredita ser particularmente importante para os grupos atualmente desengajados politicamente, tais como as gerações mais jovens, tal como argumentam os teóricos da mobilização questionando a teoria do reforço (ANDUIZA et. al, 2009).
A internet pode proporcionar novas formas de comunicação horizontal que teria a capacidade de alargar a variedade e o alcance das vozes pluralistas ouvidas na esfera pública. Para Norris (2001, p. 42) se mais vozes forem ouvidas a respeito dos assuntos públicos por meio de uma diversidade de websitespartidários e eleitorais, pode ser fortalecido o pluralismo da comunicação e ampliada a diversidade da informação disponível para balizar as escolhas eleitorais. Portanto, para um conjunto de teóricos, a web pode criar eleições mais competitivas, fato que, por sua vez, poderia aumentar o interesse dos cidadãos pela política (CORRADO, 1996 apud JOHNSON; KAYE, 2003).
Formadores de opinião
O fato é que as modificações políticas e tecnológicas recentes estão favorecendo o crescimento de um novo eleitor que se identifica de forma pontual e fugaz com candidatos em função das imagens da mídia, ou seja, o processo de decisão do voto é não racional e sua direção muda com rapidez e frequência deixando-se seduzir pelos atributos simbólicos do candidato. O objetivo de uma campanha é convencer os eleitores através dos seus sentimentos, emoções, pulsões, motivações inconscientes e desejos e isso aconteceu no último pleito e vem acontecendo após as eleições tendo como intuito fazer progressão da imagem de alguns para as eleições de 2014.
Faz-se necessário saber, que o uso eficiente das estratégias de comunicação na internet traz ao candidato um recurso viável e barato para a conquista de votos. Contudo, as redes sociais e a própria internet sozinhas não elegem um candidato seja ao cargo de deputado, prefeito ou vereador.
Isso se dá, principalmente, porque para a maioria dos eleitores brasileiros, a internet ainda não é parte da sua vida. Mesmo sendo mais de 80 milhões de internautas no Brasil, uma parcela deles não faz uso constante da internet e também das redes sociais. Mesmo assim, é importante creditar que os formadores de opinião usam ativamente os recursos disponíveis pelas redes sociais na internet.
Como capitalizar os votos
Não poderia deixar de elencar que pior do que tudo isso é que muitas vezes os candidatos e suas assessorias não compreenderam a dinâmica básica de qualquer rede social na Internet, ou seja, o relacionamento entre candidato e internauta. A interação entre candidato e eleitor nas redes sociais muitas vezes são esparsas e dificultam a construção de laços fortes de relacionamento via web.
É fato que o Twitter, na visão geral dos políticos, se tornou um meio de se comunicar diretamente com os eleitores sem a mediação dos jornalistas e os meios de comunicação de massa, mas a página do Facebook vem ganhando certa notoriedade ao propor uma nova forma de discurso político, deixando de lado o antigo discurso, que estaria disfarçado em uma interface on-line aparentemente mais moderna.
Por fim, nota-se que uma campanha eleitoral não se dá exclusivamente online, mas os melhores planejamentos de marketing eleitoral na internet são, justamente, as melhores campanhas em outros meios tradicionais como panfletos, jingles, TV e rádio. Com certeza, o político ou sua assessoria, seguindo à risca tudo o que foi mencionado aqui, saberá capitalizar os votos de maneira eficiente.
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Rodolpho Raphael de Oliveira Santos é jornalista e pós-graduando em mídias Digitais, Comunicação e Mercado