Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Marissa Mayer completa um ano à frente do Yahoo

A ação do Yahoo Inc. subiu mais de 70% desde a chegada da diretora-presidente Marissa Mayer, há um ano, mas ainda não há muitos sinais de uma virada fundamental na veterana empresa de internet. O aumento da ação do Yahoo dá a Mayer uma folga para respirar e posicionar melhor a empresa para um crescimento de longo prazo nas receitas de publicidade online, seu principal negócio, mesmo que por enquanto tenha que sacrificar participação de mercado. Essa disposição para trocar ganhos imediatos por crescimento futuro foi mais uma vez ilustrada ontem, quando o Yahoo divulgou seus resultados do segundo trimestre.

Embora o lucro tenha crescido 46% ante o mesmo período de 2012, para US$ 331 milhões, a receita caiu 7%, para US$ 1,14 bilhão. Em contraste, o mercado de anúncios online nos Estados Unidos cresceu 15% no ano passado, segundo a Interactive Advertising Bureau. A valorização das ações da empresa dá mais tempo para que ocorra o retorno da onda de aquisições liderada pela executiva de 38 anos. No período de um ano desde que Mayer assumiu o comando, o Yahoo já abocanhou 17 empresas de tecnologia iniciantes, inclusive a plataforma de blogs Tumblr, que custou US$ 1,1 bilhão. Os benefícios financeiros das aquisições não virão logo, já que muitas das empresas estavam em dificuldades quando o Yahoo as comprou ou tinham apenas um punhado de funcionários e ainda não geravam receita.

Mas as novas empresas trouxeram para o Yahoo muitos talentos de engenharia e gestão de produtos. Juntamente com outras iniciativas para tornar o Yahoo mais focado em tecnologia, tal como o Google Inc. – onde Mayer trabalhou por 13 anos –, pessoas de dentro e de fora da empresa dizem que o moral melhorou. “Há mais pessoas se candidatando a um emprego no Yahoo e mais estão permanecendo na empresa”, disse uma porta-voz, acrescentando que a taxa de rotatividade é hoje a metade da registrada há um ano. Ela não permitiu acesso a Mayer para comentários.

Aplicativos móveis

A alta da ação do Yahoo, que se compara a um aumento de 24% na bolsa de empresas de tecnologia Nasdaq no mesmo período, deriva sobretudo do valor atribuído pelo mercado à participação do Yahoo no Alibaba Group Holdings Ltd., a gigante chinesa do comércio eletrônico. Por isso, investidores prestam especial atenção ao desempenho do Alibaba. Ontem, o Yahoo divulgou que o lucro do Alibaba mais do que triplicou no primeiro trimestre, o dado mais recente, ante um ano antes, para US$ 669 milhões, enquanto a receita subiu 71%, para US$ 1,38 bilhão.

A receita total do Yahoo no ano passado aumentou em 2% – muito menos que outras do setor –, para US$ 4,5 bilhões, e sua linha de receitas mais importante, os anúncios digitais em seus sites, vem despencando, tendo caído 11% no primeiro trimestre e 12% no segundo, comparado com um ano atrás. “Há pouca esperança” de que Mayer vai conseguir dar uma virada no Yahoo, disse Jordan Rohan, veterano analista de ações de tecnologia da Stifel Nicolaus & Co. Mayer se tornou a sexta pessoa a liderar o Yahoo em cinco anos, incluindo dois diretores-presidentes provisórios.

O conselho da empresa prometeu lhe dar vários anos para mudar o curso da companhia, segundo pessoas a par do assunto. O principal objetivo de Mayer é tornar o Yahoo essencial nos dispositivos móveis. Assim, ela enfatizou muito a reformulação dos aplicativos móveis da empresa, que incluem o Yahoo Mail, Yahoo Sportacular e um aplicativo que engloba todos os sites do Yahoo. Há alguns sinais de que os aplicativos vêm atraindo mais usuários. Segundo a desenvolvedora de apps Onavo Mobile Ltd., 16% dos usuários do smartphone iPhone, da Apple, usaram um aplicativo do Yahoo em junho, ante 8% em julho do ano passado. Incluindo o Tumblr, o percentual de junho sobe para 22%.

Maior problema

Apesar dos ganhos, o Yahoo está muito atrás dos concorrentes. Aplicativos desenvolvidos pela Onavo para Facebook, Google e Twitter Inc. foram usados por 80%, 69% e 31% dos donos de iPhone em junho, respectivamente. A aquisição bilionária da Tumblr, que abriga mais de 100 milhões de blogs, mas gera muito pouca receita, também é uma aposta arriscada e de longo prazo, que tem como objetivo trazer um público mais jovem para os serviços do Yahoo. Enquanto Mayer se concentra em desenvolver melhores serviços de internet, a participação do Yahoo no mercado de anúncios digitais, que mundialmente soma US$ 117 bilhões, continua caindo.

Ela será de 3,1% este ano, abaixo dos 3,4% de 2012, projeta a empresa de pesquisas eMarketer Inc. “Nosso maior problema são as impressões”, ou seja, os acessos aos sites do Yahoo, disse Mayer em fevereiro. “A forma de aumentar a receita é aumentar acessos ou preços. Estamos conseguindo aumentar os preços […] Precisamos aumentar os acessos.”

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Amir Efrati e Rachel Emma Silverman, do Wall Street Journal