Há cerca de 15 anos, especialistas em tecnologia da informação indicaram como uma das grandes tendências a convergência mundial, que prevê a integração de mídias (telefonia, TV, rádio e jornais) e a interação entre usuários de diferentes meios em um ambiente único. O crescimento no número de internautas e o fácil acesso à internet com dispositivos móveis tornaram o cenário mais propício à convergência digital. Um indicador usado para mensurar o tamanho desse mercado é o número de internautas que usam três ou mais equipamentos – televisão, computador, tablet e smartphone – ao longo do dia.
No Brasil, esse mercado já se tornou significativo: no país existem 30 milhões de internautas “multitelas”, que usam diariamente pelo menos três desses equipamentos e fazem interações sobre um mesmo conteúdo nos diferentes dispositivos. Esse número equivale a cerca de 30% dos internautas no país. Esses dados fazem parte de um estudo encomendado pelo Google e realizado pela empresa de pesquisas Ipsos Media CT. A Ipsos Media CT ouviu 1,3 mil pessoas no país.
De acordo com o Google, o total de internautas brasileiros multitelas supera o número de usuários de países como Reino Unido e França, que possuem 16 milhões e 19 milhões de internautas multitelas, respectivamente. Nesses países, esses usuários correspondem a 37% do total de internautas. “Mais importante que o número de consumidores multitelas é a qualidade dessa audiência no Brasil”, disse Maria Helena Marinho, diretora de conhecimentos marketing do Google Brasil. Em média, disse, os brasileiros multitelas possuem uma renda média mensal três vezes superior à média per capita no país, que é de R$ 783, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Campanhas multitelas
Esse público também faz mais compras pela internet que a média. No país, 3% das compras do varejo são feitas online. No caso dos usuários multitelas, 27% das compras passam pela internet. “Esse público não entra na internet, ele está conectado o tempo todo, seja por smartphone ou tablet ou computador”, disse Flávia Verginelli, diretora de produtos e soluções do Google Brasil.
A pesquisa indicou ainda que 68% dos internautas multitelas fazem interações na web enquanto assistem à TV. Maria Helena afirmou que o brasileiro gasta em média por semana 26 horas em frente ao computador, de 11 a 13 horas navegando no smartphone ou tablet e 19 horas em frente à TV. “Existe um grande potencial para companhias aproveitarem esse trânsito dos consumidores por diferentes telas para reforçar suas marcas”, disse Maria Helena.
O Google começou a oferecer para companhias a possibilidade de realizar campanhas publicitárias multitelas, que incluem anúncios na web, nos sites para celulares e outros serviços do Google. De acordo com Flávia, no mundo, 95% dos anunciantes do Google passaram a realizar esse tipo de campanha. No ano passado, o Google registrou uma receita mundial com anúncios de US$ 47,7 bilhões. Nos últimos 12 meses, foram realizadas mais de 1,5 milhão de campanhas nesse formato. A companhia não divulga dados sobre campanhas realizadas no Brasil.
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Cibelle Bouças, do Valor Econômico