Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Dura missão à vista no mercado chinês

O Facebook e o Twitter enfrentam uma tarefa difícil na China, caso o acesso às redes sociais seja desbloqueado no país, já que terão de concorrer com rivais domésticos bastante consolidados que atendem às necessidades e gostos locais. Anos de crescimento tornaram as sofisticadas empresas de mídia social da China, incluindo Tencent Holdings, Sina e Renren, despreocupadas quanto à possibilidade de Facebook e Twitter acessarem o mercado chinês de 591 milhões de usuários de internet – a maior população online do mundo.

O acesso ao Facebook e ao Twitter está bloqueado na China desde 2009, mas será retirado pelo governo na Zona Franca de Xangai (FTZ, da sigla em inglês) neste fim de semana, afirmou o jornal South China Morning Post na terça-feira (24/9) – numa decisão chamada popularmente de “concessão da internet”. Mas pode ser muito tarde para que ambas as mídias sociais repitam o sucesso dos demais países num dos mercados de internet mais restritos do mundo, embora promissor – onde as receitas com publicidade online subiram 47% no ano passado, para US$ 12,3 bilhões.

O popular aplicativo de mensagens da empresa Tencent, o WeChat, tem 236 milhões de usuários ativos, mais da metade dos usuários de smartphones da China, e o serviço de microblogging Sina Weibo fechou o ano passado com mais de 500 milhões de contas registradas. O Facebook, avaliado em US$ 118 bilhões, disse no prospecto de sua oferta pública inicial de ações (IPO) no ano passado que sua fatia no mercado chinês era de quase zero, e estudos recentes afirmam que o Twitter tem somente 50 mil usuários ativos na China. O acesso só é feito por pessoas com Rede Privada Virtual que podem ultrapassar o firewall chinês.