Recentemente, o jornalista britânico Ed Walker comemorou o aniversário de cinco anos de atividade de seu primeiro site hiperlocal, que acompanha o dia a dia de Preston, cidade inglesa situada às margens do rio Ribble, em Lancashire. Para celebrar a data, escreveu dez dicas para os veículos de notícias locais que querem ter sucesso na internet.
1. Tenha um motivo
Tenha sempre em mente qual a razão pela qual você ou o seu jornal possui um site. Após algum tempo, postar somente uma ou duas vezes por dia não será suficiente e a demanda por novas informações no seu site crescerá. Para não entrar em crise, tenha uma ideia clara sobre o que o seu site cobre e como. Se você se dispôs a dar os últimos furos de notícias, se concentre neles; se você se dispôs a cobrir somente uma certa área da cidade, continue com isso.
2. Defina sua geografia
Restrinja sua área de cobertura. Às vezes é importante cobrir um evento em uma cidade vizinha, mas fazer isso regularmente cria uma expectativa entre seus leitores e pode forçá-lo a extrapolar seus limites.
3. Valorize as estatísticas, mas não muito
Saiba qual o número de visitantes únicos e o número de visitação de sua página. Descubra quanto de sua audiência é composta por visitantes recorrentes. Todos possuem tempo limitado, então tenha certeza de que o tempo que se gasta com isso tenha algum impacto. Para acompanhar as estatísticas de seu site, Ed Walker utiliza o Google Analytics Real Time.
4. Crie sua rede de contatos
Algumas coisas não mudam. Assim como na imprensa tradicional, quem quer ter um site de jornalismo local precisa gastar tempo criando uma rede de contatos e descobrindo novas fontes. Prepare-se para gastar muito tempo explicando para as pessoas o que é seu site e para que ele serve.
5. Seja superorganizado
Tenha sempre artigos ou reportagens reservas para manter seu site atualizado, principalmente para os dias com poucas notícias. Utilize ferramenta adequada para organizar seus compromissos e eventos. Atualize sua agenda de forma que você sempre saiba de algum acontecimento sobre o qual você possa escrever.
6. As mídias sociais são sua melhor arma
Do que adianta manter seu site sempre atualizado se não há visitantes? Gaste nas redes sociais a mesma quantidade de tempo usado para escrever notícias. Passe tempo agendando posts no Facebook, respondendo a comentários, tuitando e respondendo a tweets. Por quê? Primeiro porque é caro ter alguém responsável somente pelas mídias sociais. Segundo, porque é uma forma de acompanhar seu sucesso. Você só é relevante se a comunidade está respondendo ao seu conteúdo.
7. Comece pequeno e cresça
Foque nas coisas principais: atualize o conteúdo do seu site diariamente, saiba as últimas notícias de sua comunidade e gaste tempo atualizando seus perfis em redes sociais. Tudo o que você fizer além disso é um bônus.
8. Internet móvel é o futuro
Cada vez mais gente se informa através de seus tablets ou smartphones. Pode parecer difícil alcançar essas pessoas quando se tem um veículo pequeno, mas não é. Plataformas como o WordPress disponibilizam gratuitamente páginas que podem ser vistas em aparelhos móveis.
9. Não se desaponte com o dinheiro
Você só conseguirá dinheiro quando tiver provado seu valor. Seu site pode ser pouco ou nada lucrativo no começo, mas é importante crescer e persistir. Procure alguém para se responsabilizar por vender anúncios. Os anunciantes nunca irão até você, corra atrás deles.
10. Não se leve tão a sério
Conheça pessoas pela cidade, crie novos contatos fora do mundo virtual, tire fotos, divirta-se. Acima de tudo, faça parte da comunidade que você está cobrindo.
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Ed Walker, do edwalker.net