Wednesday, 25 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Os números do Super Bowl

O Super Bowl, a final do campeonato da liga de futebol americano dos EUA (NFL, na sigla em inglês), realizado na noite deste domingo entre o New England Patriots e o Seattle Seahawks, movimentou as redes sociais, batendo recordes no Twitter e no Facebook.

De acordo com o site de 140 caracteres, o jogo gerou mais de 28,4 milhões de tuítes em todo mundo, contando os termos referentes à partida e ao show do intervalo enviados do início da transmissão do evento até 30 minutos depois do seu término. A soma de mensagens fez do evento de ontem o mais tuítado do Super Bowl, superando o jogo do ano passado.

Somente no Brasil, foram enviados mais de 817 mil mensagens referentes ao evento – para se ter uma ideia da grandeza desse número, a final da Copa do Brasil entre Atlético Mineiro e Cruzeiro gerou cerca de 407 mil mensagens no final do ano passado.

No Facebook, a repercussão foi ainda maior: 65 milhões de pessoas em todo o mundo comentaram sobre o evento na rede social, num total de 265 milhões de posts, comentários e likes sobre a partida. Trata-se do maior nível de conversa já monitorado pelo site de Mark Zuckerberg na história do Super Bowl – o jogo do ano passado, por exemplo, teve 50 milhões de pessoas únicas falando sobre o evento.

Tanto no Twitter, como no Facebook, o jogador mais mencionado foi quarterback do Seahawks Tom Brady, marido da modelo brasileira Gisele Bündchen.

As duas redes sociais fizeram ainda mapas interativos mostrando o burburinho gerado pelo evento on-line. Veja o mapa do Facebook, e o do Twitter (ver no post).

Momentos mais comentados do Super Bowl no Facebook

1. New England Patriots ganha o Super Bowl XLIX (1,36 milhão de pessoas por minuto)

2. Os fogos de artifício na apresentação da Katy Perry no intervalo (1,02 milhão de pessoas por minuto)

3. O passe de Russell Wilson para o TD de Doug Baldwin, que deu a liderança para o Seattle de 24 a 14 no terceiro quarto (701.000 pessoas por minuto)

4. A intercepção decisiva de Malcolm Butler na linha do gol a menos de 30 segundos restantes (676.000 pessoas por minuto)

5. A recepção do Jermaine Kearse no final do quarto quarto para fechar o dramático final (656.000 pessoas por minuto)

Momentos mais comentados do Super Bowl no Twitter

1. Malcolm Butler intercepta o passe de Russell Wilson a 1 jarda da linha do gol com 20 segundos restantes de jogo: 395.000 TPM (Tuítes por minuto)

2. Os Patriots derrotam os Sea Hawks e se tornam os campeões do Super Bowl: 379.000 TPM

3. Fim da performance da cantora Katy Perry no intervalo do evento: 284.000 TPM