A agência de notícias e informações britânica Press Association (PA) anunciou a criação de um comitê especial para ajudar na proteção da independência editorial da companhia em caso de mudanças administrativas. A PA é uma empresa privada que possui 27 acionistas, entre eles a Associated Newspaper Holdings, divisão do grupo Daily Mail & General Trust, a Trinity Mirror, a United Business Media e a News International, unidade do império de mídia de Rupert Murdoch. A companhia fornece texto, fotos e informações em geral, além de conteúdo esportivo e previsão do tempo para seus clientes – dentro e fora do Reino Unido.
O editor-chefe da agência, Tony Watson, falou sobre a criação do comitê durante audiência na Câmara dos Lordes, no Parlamento britânico. O comitê de comunicações da Câmara tem realizado reuniões com executivos de empresas de comunicação do país sobre propriedade de mídia. ‘A PA pertence a companhias de mídia, em sua maioria. Estamos olhando para o futuro, quando a estrutura administrativa poderá mudar – ainda que não haja nada no momento que sugira isso’, afirmou Watson, completando que, se a estrutura atual for modificada, o grupo quer garantir que seus princípios mais importantes não serão abandonados.
Na terça-feira (15/1), a PA anunciou a indicação de John Bryant, ex-editor-chefe do Sunday Telegraph e do Daily Telegraph, como presidente do comitê, que terá três membros. Além de garantir a independência editorial da companhia, eles também irão monitorar sua atuação no compromisso com um jornalismo rápido e preciso. O comitê não terá, entretanto, poder de veto sobre mudanças administrativas. Informações de Gavin Haycock [Reuters, 16/1/08].