Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Agência pode cancelar acordos com sindicatos

A Federação Internacional de Jornalistas expressou em seu sítio [23/11/05] preocupações com que a Associated Press, uma das maiores agências de notícias do mundo, venha a cancelar acordos feitos com sindicatos de diversos países.

O secretário-geral da FIJ, Aidan White, pediu esclarecimentos sobre as intenções da agência depois que um advogado da empresa contou a funcionários de sindicatos no México que o escritório de Nova York havia adotado uma política de cancelar acordos com sindicatos e substituí-los por contratos individuais que não fornecem proteções trabalhistas. O executivo-chefe da AP, Thomas Curley, recusou-se a comentar o assunto, afirmando apenas que a agência está revendo acordos já existentes.

‘Sobre um assunto sério como este, não é suficiente dizer que não será feito nenhum comentário. Os sindicatos que representam os jornalistas e outros membros da equipe editorial estão preocupados que os acordos possam ser modificados’, afirma White. A controvérsia surgiu depois que a AP decidiu eliminar cinco funcionários mexicanos sindicalizados com cargos editoriais e acabar com o acordo coletivo com sindicatos no México.