O fotógrafo canadense Finbarr O´Reilly, da agência de notícias Reuters, é o vencedor da 49ª edição do World Press Photo, mais prestigiada competição internacional de fotojornalismo. A imagem escolhida pelo júri – formado por fotógrafos e editores de fotografia e arte – como a melhor de 2005 mostra, em close, o rosto de uma mãe nigerina; contra seus lábios, está pressionada a pequenina mão de seu filho faminto.
A fotografia foi tirada em agosto de 2005, em uma clínica de alimentação de urgência em Tahoua, ao noroeste do Níger. A devastadora invasão de gafanhotos – que destroem as plantações – e a pior estiagem em décadas foram alguns dos fatores que agravaram os altos índices de desnutrição no país africano nos últimos anos.
James Colton, editor de fotografia da revista Sports Illustrated e presidente do júri deste ano, afirmou que a foto de O´Reilly não saiu de sua cabeça desde que a viu pela primeira vez, há duas semanas – mesmo após ter examinado as milhares de outras imagens inscritas. ‘Esta imagem tem tudo – beleza, horror e desespero. É simples, elegante e comovente’, definiu.
Milhares de fotos
Este ano, 4.448 fotojornalistas de 122 países inscreveram 83.044 imagens na competição. Os vencedores foram escolhidos em sessões de julgamento em Amsterdã, nas duas últimas semanas.
O júri premiou 63 fotógrafos de 25 nacionalidades em 10 categorias, entre elas natureza, esporte, retrato e cotidiano. Saíram premiados países como EUA, China, Líbano, França e Grécia, entre outros. Temas como os atentados terroristas em Londres, a guerra no Iraque, o tsunami no Sudeste Asiático, o furacão Katrina nos EUA e o terremoto na Caxemira estiveram presentes entre as imagens premiadas.
Vendedor da categoria principal, de Foto do Ano, o canadense O´Reilly receberá 10 mil euros e uma câmera Canon em uma cerimônia em abril, em Amsterdã.