Em declínio há anos, a tiragem dos jornais também acabou por derrubar o investimento publicitário nos impressos. Em meio a este processo de quedas, a lealdade dos leitores, curiosamente, continuou intacta. Estudo realizado pelo Instituto de Índices de Leitura da Universidade Northwestern descobriu que, embora tenha ocorrido um ligeiro declínio desde a última pesquisa, em 2006, o tempo gasto com a leitura de jornais permaneceu o mesmo. A queda foi observada na faixa etária de 18 a 24 anos; já entre os maiores de 45 anos, não houve mudanças.
A diretora do instituto, Mary Nesbitt, desabafou após a divulgação dos resultados. ‘Estou cansada de ler bobagens sobre a migração de leitores dos jornais. É verdade que o hábito de ler jornais diariamente está em declínio há décadas, porém, não é uma queda rumo a um abismo. Tem sido gradual, devido a pessoas não estarem lendo com tanta freqüência, e não por estarem abandonando os diários’, declarou.
Leitores regulares
De acordo com a pesquisa, 60% dos leitores lêem diariamente jornais e 62% o fazem aos domingos. Estes números permaneceram estáveis desde que o estudo bianual teve início, em 2002. Desde o primeiro ano da pesquisa, os leitores afirmaram gastar cerca de 27 minutos ao dia com a leitura dos jornais e 57 minutos aos domingos. A leitura dominical caiu pouco ao longo dos anos. ‘É importante prestar atenção ao fato de que há uma grande porcentagem de leitores regulares na população’, diz Mary.
Uma outra surpresa foi o fato de que 62% dos entrevistados disseram nunca ter visitado o sítio de seu jornal local. Apenas 14% o fizeram nos últimos 30 dias. Foram entrevistados três mil adultos em 100 mercados locais entre os meses de março e abril de 2008. Informações de Toni Fitzgeral [Media Life Magazine, 15/7/08].