O julgamento da apresentadora Martha Stewart – uma espécie de versão americana de Ana Maria Braga – finalmente chegou ao fim. Acusada de manipular ações no mercado financeiro, foi considerada culpada por conspiração, obstrução da justiça e declarações falsas sobre sua conexão com a venda de ações da ImClone há mais de dois anos.
Seu programa, Martha Stewart Living, transmitido pela CBS e pela UPN, foi tirados do ar. A King World, produtora do programa de Martha, não pressionou as emissoras para renovarem contrato e, dada a tragédia legal da rainha doméstica, é possível que não venha a produzir novos episódios. Estima-se que a produtora de outra diva das donas-de-casa, Oprah Winfrey, possa ocupar o vazio deixado por Martha. Enquanto isso, a Food Network afirma que continuará transmitindo o programa From Martha’s Kitchen, nas noites de segunda a sexta-feira.
Mesmo que Martha decida continuar na direção da Omnimedia, Lia Haberman [E! Online News, 8/3/04] afirma que é bem possível que órgãos reguladores do governo forcem sua saída. As ações da companhia continuaram caindo na semana passada – a queda chegava, em 8/3, a 25% desde o veredicto final.
Especialistas do Direito acham que Martha e seu operador de ações Peter Bacanovic pegarão cada um de 10 a 16 meses de prisão. A sentença será dada em 17/6/04.
Concorrentes a postos
Enquanto o escândalo se desdobra, as concorrentes da revista de Martha Stewart estão de olho nos US$ 161,8 milhões em rendimentos publicitários que podem ficar à deriva. Um publisher, que pediu para não ser identificado, disse que o assunto já foi discutido em sua companhia. ‘Duas das principais publicações beneficiadas podem ser O, the Oprah Magazine e Real Simple‘, disse em entrevista à repórter Keith J. Kelly, do New York Post [9/3/04]. ‘A Food & Wines e a Bon Appetits podem também pegar uma fatia do negócio’.
Tanto O quanto Real Simple estavam passando por um bom período antes de a confusão de Martha se intensificar. Agora, há motivos ainda maiores para comemorar. Nos primeiros meses de 2003, a revista de Martha, Martha Stewart Living, sofreu perda de 47 páginas publicitárias em relação ao ano passado. O, de sua parte, teve crescimento de 22 páginas de anúncios comercias no mesmo período, enquanto a Real Simple também teve ganhos, embora mais modestos, de 6,7 páginas.
Martha dá ibope
A Fox News Channel comemorou os altos índices de audiência gerados pela cobertura do julgamento de Martha. Segundo reportagem de Michael Starr [New York Post, 9/3], o canal bateu todas as outras emissoras a cabo somadas. Enquanto a Fox teve 1,6 milhão de telespectadores das 15h às 16h do dia 5/3 (data do julgamento), a CNN teve 767 mil, a CNBC teve 565 mil e a MSNBC, 265 mil.