Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Brasil independente

O sítio Mídia Independente é um centro autônomo que oferece informações alternativas e críticas que visam a contribuir para a construção de uma sociedade livre, igualitária e harmônica com o ambiente. Trata-se de um veículo alternativo para dar voz aos afônicos, atuando à margem da mídia corporativa, conhecida por distorcer fatos e interpretar casos de acordo com interesses de poucos e poderosos.

O Mídia Independente é uma rede internacional de profissionais de mídia engajados em causas sociais. O centro foi criado originalmente em Seattle, nos EUA, como forma alternativa de cobrir os eventos que levaram ao malogro do ‘Encontro do Milênio’, da OMC (Organização Mundial do Comércio), em novembro de 1999. A idéia era construir um sítio para recepção e armazenamento de vídeos, imagens, sons e textos que poderiam ser publicados e reproduzidos sem copyright por qualquer pessoa ou qualquer órgão de mídia independente sem fins comerciais.

Segundo os organizadores, o que era um sítio de jornalistas independentes tornou-se também um espaço para os próprios manifestantes se fazerem ouvir. Começaram a publicar histórias, imagens de vídeo, sons e entrevistas que eles mesmos tinham produzido. À medida que os protestos antiglobalização foram se espalhando, outros centros de Mídia Independente foram sendo criados em toda parte onde os ‘novos movimentos’ eclodiam.

Hoje, de acordo com o sítio, existem mais de 50 centros de Mídia Independente em mais de 20 países. O Mídia Independente do Brasil nasceu como desdobramento da organização do movimento antiglobalização em São Paulo que havia promovido um protesto no dia 26 de Setembro de 2000 (S26) quando FMI e Banco Mundial se reuniram em Praga. Em janeiro de 2001, o sítio brasileiro foi ao ar e, desde então, tenta marcar presença na cobertura de eventos ligados à luta social. O Mídia Independente é um projeto sem fins lucrativos, feito exclusivamente por voluntários.

Os movimentos sociais são destaque no sítio, particularmente movimentos de ação direta, os chamados de ‘novos movimentos’, e as políticas às quais estes se opõem. Os idealizadores do Mídia Independente explicam que o sítio pretende ser apenas parte de uma ação maior. Não se trata, portanto, de um projeto ligado apenas à internet, ‘mas uma ponte entre a alta tecnologia (internet) e as tecnologias tradicionais de mídia (principalmente rádio e jornal)’. A idéia, afirmam, é aliar as possibilidades técnicas da internet à difusão de informações por meios tradicionais.

Além de conferir reportagens com profundidade, pode-se assinar a newsletter do centro para receber as atualizações por e-mail. Diversos vídeos e a rádio do Mídia Independente também já estão no ar e podem ser acessados se o internauta possuir o Real Player ou programa equivalente no seu computador. Há outras seções que valem a pena visitar. Em português, inglês, espanhol e esperanto.