Wednesday, 08 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1319

Canadá proíbe música do Dire Straits por gíria ofensiva

Uma mulher canadense ouvia uma estação de rádio local quando foi tocada a música Money for Nothing, sucesso de 1985 do grupo Dire Straits. A canção mostra a raiva de um funcionário de uma loja que vende aparelhos de TV diante da riqueza e fama dos astros do rock. Em determinado momento, o tal funcionário chama um músico que vê em um videoclipe de ‘little faggot’, algo como ‘veadinho’. A ouvinte não pensou duas vezes: escreveu ao Conselho Canadense de Padrões de Radiotransmissão (CBSC, em inglês) afirmando que, ao veicular tal música, a estação estava ‘indiretamente propagando o ódio’.

O Conselho revisou a letra e concordou: Money for Nothing deveria ser banida das rádios do país. E assim foi feito. Às vésperas de completar 26 anos de seu lançamento, a música teve sua reprodução proibida por violar as cláusulas de direitos humanos do código de ética da Associação Canadense de Radiotransmissores.

Novos tempos

Pelos menos três estações de rádio protestaram contra a decisão, tocando Money for Nothing sem parar por uma hora. Fãs do Dire Straits também começaram a enviar cartas e petições ao CBSC. Mas há quem concorde com a proibição. ‘Eu amo a música […], mas estamos em 2011. Ninguém mais usa essa palavra’, afirmou o DJ Jason Roberts, da estação EZ Rock. Ronald Cohen, presidente nacional do Conselho, pensa o mesmo. ‘O número de reclamações é irrelevante. Estão todos no nosso pé sobre isso, mas eu acho que é a decisão correta. Esta é uma palavra que não tem mais lugar no rádio’.

Guy Fletcher, tecladista do Dire Straits, criticou a proibição. ‘Eu calculo que desta maneira o Canadá possa banir 75% de todos os discos já feitos’, alfinetou. O músico afirmou que, em parte, entende a decisão, mas lembra que as pessoas devem ter o direito de escrever uma música ou poema e usar ‘a linguagem de pessoas reais na vida real’. ‘Money for Nothing não ‘celebra’ um insulto. Mark [Knopfler, vocalista da banda e autor da música] usa a linguagem coloquial das ruas dos EUA para descrever como um funcionário imbecil se sente sobre um vídeo que está vendo.’

O Dire Straits foi formado em 1977 na Inglaterra e não se apresenta desde 1995. Informações do New York Times [16/1/11] e do Guardian [17/1/11].


Dire Straits – Money for Nothing
Enviado por bebepanda. – Clipes, entrevista dos artistas, shows e muito mais.