Wednesday, 25 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Catia Seabra

‘O escândalo surgido com a divulgação de pedido de propina feito pelo ex-subchefe de Assuntos Parlamentares do Palácio do Planalto Waldomiro Diniz chegou à Igreja Universal do Reino de Deus. O bispo Edir Macedo, chefe da Universal, afastou o deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ) do Conselho de Bispos da Igreja Universal e do posto de coordenador de sua bancada no Congresso. Rodrigues, que era até ontem o porta-voz político da instituição, é suspeito de envolvimento em esquema de desvio da recursos da Loterj durante a gestão de Waldomiro, de quem o deputado é amigo. Responsável pela indicação de dois diretores da Loterj, Rodrigues não poderá mais pregar, pelo menos até o esclarecimento das denúncias. Ele nega as acusações e diz que Waldomiro se limitou a ajudá-lo a regularizar a situação de um terreno no qual foi construído um templo da Universal em Brasília.

O deputado, que integra a base governista, foi surpreendido na quarta-feira à noite por um telefonema de Edir Macedo. Na conversa, Macedo o informou da decisão do conselho de exclui-lo de sua composição. Na madrugada, no programa ‘Fala que eu te escuto’, seu afastamento foi anunciado na TV Record.

– A igreja acha que minha amizade com Waldomiro afeta sua imagem. Mesmo após anos de dedicação, aceitei a decisão. Mas fiquei magoado. Não posso negar minha amizade com Waldomiro. Mas sou inocente. Não fiz nada. Não o indiquei – contou Rodrigues, repetindo o que dissera a Macedo.

Ajuda para regularizar terreno

Rodrigues conheceu Waldomiro durante o governo de Cristovam Buarque (PT) no Distrito Federal (1995-1999). Waldomiro, que era assessor de Cristovam, foi encarregado de orientar Rodrigues – então responsável pela Igreja Universal em Brasília – na regularização de um terreno para a construção de um templo.

– Ele me orientou e foi muito correto. Nada cobrou – diz Rodrigues.

Em 1999, com a derrota de Cristovam, Waldomiro pediu que Rodrigues empregasse sua mulher, Sandra. Ela ocupou a chefia do gabinete de Rodrigues até 2000, quando Waldomiro assumiu a presidência da Loterj.

Ontem, o ‘Fala que eu te escuto’ foi dedicado ao caso. O locutor explicou as denúncias e leu a nota do Conselho dos Bispos afastando o deputado. Os apresentadores também conversaram com ouvintes, que telefonavam para opinar. Por fim, foi exibido um discurso de Macedo, em dezembro de 2003, no qual ele fez referências à corrupção na política.

– Se vocês (políticos) fizerem errado podem ter certeza que vão dançar como outros dançaram. Não é para isso que a Igreja Universal tem apoiado candidatos nascidos da igreja. Se vocês vão para o meio dos políticos e fazem o mesmo que eles, então vocês vão se tornar iguais a eles e nada vai mudar. Mas vocês serão envergonhados. Porque hoje nós estamos assistindo a quadros horríveis, estamos vendo situações de pessoas que outrora fizeram o que não prestava. Hoje eles estão sendo envergonhados. Porque ninguém fica impune. Cedo ou tarde, a Justiça chega e faz acontecer o que tem que ser feito. Não é Deus, mas uma lei fixa da natureza. O que você planta você colhe – diz Macedo na pregação.

Desde as eleições de 2002, a relação entre Macedo e Rodrigues não ia bem. Um dos indícios mais fortes foi a ausência de Rodrigues da campanha do senador Marcelo Crivella (PL), no Rio. Para decidir o afastamento do deputado, Macedo convocou os bispos para um encontro em Israel. Pessoas ligadas a Macedo disseram que todo o grupo de Rodrigues será afastado da Universal. As demissões começaram ontem, com o afastamento de uma diretora da TV Record em Brasília. COLABOROU Chico Otavio’



Hugo Marques

‘Bispo Rodrigues é demitido’, copyright Jornal do Brasil, 20/02/04

‘O escândalo envolvendo o ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Presidência, Waldomiro Diniz, atingiu em cheio a Igreja Universal do Reino de Deus. O dono da igreja, bispo Edir Macedo, afastou de todas as funções o deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ), por suposto envolvimento com o ex-assessor do ministro José Dirceu.

Bispo Rodrigues, como é conhecido no meio parlamentar, teria sido um dos padrinhos da indicação de Waldomiro Diniz para a presidência da Loterj. Waldomiro foi filmado pedindo ao bicheiro Carlinhos Cachoeira dinheiro para campanhas políticas da governadora Rosinha Mateus, para a ex-ministra Benedita da Silva e candidato derrotado ao governo do DF, Geraldo Magela. No vídeo, o ex-assessor de José Dirceu pede propina de 1% ao bicheiro.

Rodrigues foi expulso do conselho de bispos da igreja e perdeu a coordenação da bancada de parlamentares ligados à Universal no Congresso. Todos os funcionários nomeados pelo Bispo Rodrigues na Rede Record, emissora de Macedo, estão sendo demitidos. Segundo fontes da empresa, uma apresentadora do jornal local no Distrito Federal, que tem ligação com o bispo, teve a demissão anunciada ontem. Bispo Rodrigues não é mais o porta-voz da igreja em Brasília.

Oficialmente, o conselho de bispos da Igreja Universal do Reino de Deus informou que o afastamento está sendo feito diante das notícias que vinculam o nome de bispo Rodrigues ao do ex-assessor do Governo Waldomiro Diniz.

O conselho de bispos exige a apuração dos fatos envolvendo o Bispo Rodrigues. Segundo as denúncias que chegaram à Igreja Universal, Waldomiro Diniz teria ajudado na construção de um templo da igreja em Brasília, durante a administração do ex-governador Cristóvam Buarque, demitido do cargo de ministro da Educação no governo Lula. A esposa de Waldomiro teria trabalhado com o bispo em Brasília.

Segundo fontes ligadas aos parlamentares da igreja, o bispo Edir Macedo veio pessoalmente a Brasília, na noite de quarta-feira, para afastar o Bispo Rodrigues das funções. Macedo mora nos Estados Unidos e sempre vem ao Brasil no jato particular.

– Você está fora! – gritou Edir Macedo, segundo reproduziram estas fontes.

Um militante da chamada ala histórica do PT disse que a confusão começou durante o governo de Cristóvam Buarque. Waldomiro Diniz, quando assessor de Buarque, teria sido indicado pelo atual chefe da Casa Civil, José Dirceu, para ser o presidente da Loterj, área de influência de Rodrigues. Segundo este militante histórico do PT, o bispo Rodrigues ganhou um lote para a construção de um dos templos da Universal, e ainda conseguiu uma autorização definitiva para transformar um cinema em igreja.

Segundo este militante, os grupos ligados a Buarque teriam detonado todo o escândalo, após a demissão do Ministério da Educação, por telefone, feita pelo presidente Lula, com apoio de Dirceu.

No início da semana, Buarque não confirmou esta história. O senador petista disse que jamais soube de supostas ligações de Diniz com o jogo do bicho e elogiou a conduta do ex-auxiliar no seu governo.

– O Waldomiro foi um bom assessor. Eu nunca soube de ligação dele com bicheiro. Ele nunca trouxe nada que fosse irregular para o governo – diz Buarque.

O senador declarou no início da semana que, pessoalmente, defende a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar Waldomiro Diniz, mas que seguiria a orientação do partido. Buarque afirmou que nada sabia sobre o escândalo, antes de sair na imprensa. O senador defendeu o ministro José Dirceu.

– Não vejo o ministro José Dirceu metido nessas coisas, . embora tenha algumas discordâncias políticas com ele – afirmou Cristóvam.’



Nelson de Sá

‘Amém’, copyright Folha de S. Paulo, 20/02/04

‘- Vamos falar com Deus. Senhor meu Deus e meu Pai, nós rogamos por nosso país, por nossos governantes, para que o Senhor venha fazer justiça.

Era o bispo Clodomir Santos, na madrugada de ontem, no programa ‘Fala que Eu Te Escuto’, da Record.

– Meu Deus, temos visto o povo enganado. Enganado por muitos políticos. Nem todos, mas infelizmente pela maioria. Então, meu Deus, faz mudar tudo isso.

E chegou ao ponto:

– Até mesmo com relação àqueles que foram eleitos por nós, pelo povo da Tua igreja. Que o Senhor venha dar caráter a cada um deles. É o que nós pedimos e desde já Te agradecemos. Amém.

O escândalo de Waldomiro Diniz fez sua primeira baixa onde poucos vinham buscando: na Igreja Universal.

Bispo Rodrigues, tido como o segundo homem na igreja e seu elo com o poder político, não foi alvo só da oração de Clodomir, mas de meia hora de ataques no programa.

Foi lá que se divulgou a nota oficial da igreja, dizendo que ele ‘foi afastado de suas funções de bispo e da coordenação política da bancada’.

E lá foi reproduzida a reportagem de ‘O Dia’ mostrando, entre outras coisas, que ele empregou a mulher de Waldomiro em seu gabinete.

Para o programa, foram buscar até uma prédica de Edir Macedo há dois meses, supostamente com um aviso a Rodrigues e outros:

– Eu estou falando com os políticos nossos, da Igreja Universal do Reino de Deus. Vocês estão no meio da corrupção. A vida de vocês está na mão de vocês. Se vocês fizerem o que é errado, podem ter certeza, vocês vão dançar.

A prédica de Edir Macedo foi reproduzida também no Jornal da Record, de Boris Casoy -que não deu uma manchete para o assunto.

O Jornal Nacional de ontem carregou bem mais nas tintas. Com mais de uma manchete, para começar:

– A Igreja Universal do Reino de Deus anuncia o desligamento de um de seus bispos mais influentes.

Em seguida:

– O motivo é a revelação de um esquema envolvendo o bispo para desviar dinheiro da Loteria do Rio com a ajuda de Waldomiro.

Depois veio o longo relato de um depoimento que, dado ao Ministério Público em maio de 2003, ‘revelou o esquema de desvio de verbas na Loterj’. Amém.’



O Globo

‘Bispo teria indicado Waldomiro’, copyright O Globo, 20/02/04

‘Na denúncia que o Ministério Público estadual está investigando, Jorge Luiz Dias, ex-chefe de gabinete do deputado Valdeci Paiva de Jesus, garante ter sido informado, em 2001, que a nomeação de Waldomiro Diniz para a presidência da Loterj fora pedida ao então governador Anthony Garotinho pelo deputado Bispo Rodrigues. Jorge Dias diz ainda que a mulher de Waldomiro, Sandra, trabalhou no gabinete do Bispo Rodrigues.

Quando o escândalo envolvendo o nome de Waldomiro veio à tona, há uma semana, Garotinho e a governadora Rosinha Matheus afirmaram que a indicação de Waldomiro fora feita pelo ministro da Casa Civil, José Dirceu. O ex-presidente da Loterj e a ex-vice-governadora Benedita da Silva foram os únicos a ficar no governo Garotinho, em 2000, depois do rompimento entre o PT e o PDT (na época, partido do então governador).’

***

‘Os escândalos da Universal’, copyright O Globo, 20/02/04

‘O CHUTE NA SANTA: Num programa de TV em 12 de outubro de 1995, o bispo Sérgio Von Helde chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Acabou condenado a dois anos de prisão.

DESVIO DE DINHEIRO: A Receita Federal descobriu, em 1997, o desvio de dinheiro dos fiéis da igreja para o bolso de dirigentes da Universal e aplicou multa de R$ 98 milhões, em valores da época. Em 1999, a Polícia Federal descobriu que a Universal teria recebido ilegalmente no Brasil US$ 18 milhões, entre 1992 e 1994, via Uruguai, onde os dólares eram trocados por moeda brasileira.

CADEIA: Em 1992, Edir Macedo, líder da Universal, ficou 15 dias preso por charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular.

ENRIQUECIMENTO: Em 1998, a Receita pediu a cassação da Rede Record, sob alegação de que a emissora foi comprada com dinheiro não tributado da Universal, e descobriu enriquecimento ilícito de dirigentes da igreja. O Bispo Rodrigues teria aumentado seu patrimônio em mais de 15.000%.’



Jornal da Tarde

‘Deputado é demitido pela TV’, copyright Jornal da Tarde, 20/02/04

‘O deputado federal Bispo Rodrigues (PL-RJ) foi afastado ‘por questão ética’ de suas funções na Igreja Universal do Reino de Deus, da coordenação política da bancada e deixou de ser o porta-voz da igreja no Congresso. O motivo da exclusão do bispo dos quadros da Universal foi seu envolvimento com o ex-subchefe de Assuntos Parlamentares Waldomiro Diniz.

A decisão foi anunciada por meio de um comunicado da Universal divulgado durante o programa Fala que eu te escuto, que foi ao ar no início da madrugada de ontem, na TV Record.

Uma reportagem do jornal O Dia, que foi reproduzida no programa, aponta o Bispo Rodrigues como responsável por nomeações na Loterj, mostrando a suposta influência do deputado na Loterj e sua relação com Waldomiro Diniz. ‘Waldomiro e Rodrigues têm ligações estreitas e de confiança – a mulher de Waldomiro, Sandra, trabalhou no gabinete do deputado’, diz o jornal. ‘Pelo menos os três principais nomes da cúpula da Loterj na gestão da governadora Rosinha Garotinho foram indicações do Bispo Rodrigues.’

‘O Conselho de Bispos da Igreja Universal do Reino de Deus, diante das últimas notícias envolvendo o nome do deputado bispo Carlos Alberto Rodrigues no chamado ‘escândalo Waldomiro’, entre outros fatos, vem a público comunicar que o referido deputado foi afastado de suas funções de bispo da Igreja Universal e da coordenação política da bancada, não mais representando a igreja como porta-voz’, diz o comunicado da Universal.

No mesmo programa foi ao ar um depoimento do bispo Edir Macedo, gravado em 28 de dezembro de 2003, em que ele diz que os políticos corruptos da Universal serão ‘envergonhados’. ‘Falo com nossos políticos da Igreja Universal: vocês estão no meio da corrupção. Se vocês vão para o meio dos políticos e fazem o mesmo que eles, então vocês vão se tornar iguais a eles, e não vai mudar nada, mas vocês serão envergonhados’, disse Macedo.’