A Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj – torna público seu protesto aos organizadores dos Jogos Panamericanos por sua demonstração de desrespeito à organização sindical dos jornalistas, não permitindo que seja instalada uma urna coletora de votos das eleições para a Federação no Comitê de Imprensa do PAN, no Rio de Janeiro.
Os esforços para viabilizar a participação dos jornalistas nas eleições da Fenaj, que ocorrem de 16 a 18 de julho, foram vários. Estiveram envolvidos a Executiva da Federação, seu presidente, a Comissão Eleitoral Nacional, o Sindicato dos Jornalistas no Município do Rio de Janeiro e a Comissão Eleitoral local. Por várias semanas foram feitos contatos com a Comissão Organizadora do PAN, sua assessoria de imprensa e o Ministério do Esporte.
Infelizmente, profissionais dos mais diversos veículos e de todos os estados do Brasil, que estarão diariamente envolvidos na cobertura dos Jogos Panamericanos, cumprindo suas funções para levar à sociedade informações com qualidade, terão dificuldades – grande parte deles ficará praticamente impedida de participar do processo eleitoral de sua entidade nacional representativa. Já é histórica a participação e envolvimento dos jornalistas neste processo, especialmente porque a Fenaj foi a primeira e continua a ser uma das poucas federações de trabalhadores a realizar eleições diretas, mobilizando a categoria em todo o país.
A postura da Comissão Organizadora do PAN despreza princípios básicos da democracia, como o respeito à organização sindical de uma categoria de trabalhadores, ao dificultar a possibilidade dos jornalistas elegerem a futura direção da Fenaj. E deixará uma marca negativa, na memória dos jornalistas brasileiros, do PAN do Brasil de 2007.
Por isso, apelamos às autoridades e instituições envolvidas com a realização do PAN que revejam sua decisão, facilitando aos jornalistas a participação neste importante momento de sua organização enquanto categoria profissional.
Brasília, 13 de julho de 2007
Diretoria da FENAJ