No dia 21 de abril o Ibope terá problemas. Uma grande campanha está sendo veiculada na internet. No Brasil, pede-se que as TVs sejam desligadas das 20h às 20:15h. Trata-se do dia nacional do protesto contra o baixo nível dos programas de TV.
Mas a idéia sai do plano nacional. Nos Estados Unidos, a semana de 23 a 29 de abril será, aos olhos dos manifestantes, um marco histórico. ‘Milhões de pessoas no mundo todo descobrirão que a vida pode ser mais recompensadora, interessante e divertida sem TV’, declara em letras garrafais o sítio TV-Turn Off.
No TV-Turn Off, uma porção de sugestões são feitas ao internauta, enquanto contempla imagens que incitam à atividade. ‘Leia, conserte e use sua bicicleta, cozinhe, dance, passeie, viaje, cante, cuide do jardim, escreva, construa uma casa para pássaros, ensine, toque violão’. Tudo, menos ligar a TV.
A TV-Turn Off Network, antigamente TV-Free America, foi fundada em 1994. É uma organização sem fins lucrativos que estimula crianças e adultos a assistirem a menos TV, promovendo indivíduos e comunidades mais saudáveis. O lema é ‘desligar a TV e ligar a vida’.
A organização trabalha com diversos programas que variam em duração e fim, entre eles um que estimula a leitura em substituição à TV. Desde 1995, mais de 24 milhões de pessoas já participaram da TV-Turn Off Week – Semana Sem TV.
No sítio, os interessados podem se informar de como participar da causa. Notícias e uma biblioteca específica compõem os principais atrativos. Em inglês.