Uma contagem recente indica que são quase três milhões de blogs ativos, cujo conteúdo trata de política, cinema, esportes e temas adolescentes. Num universo com uma oferta tão desmesurada, o que pode tornar um blog popular? No artigo ‘What makes a good blog?‘, William Kraska indica pelo menos três fatores de sucesso: foco, personalidade e comentários dos leitores.
A experiência de blogueiros bem-sucedidos indica que outros pontos podem ser agregados, como ‘especificidade e paixão’. Eis no que acredita Kevin Donahue, co-autor do Fanblogs, o melhor sobre futebol americano universitário, segundo a Forbes.com. ‘Mantenha o foco num tópico do seu interesse e direcione um pouco de você para ele’, diz Kevin. A paixão dedicada ao trabalho retornará na forma de fidelidade dos leitores.
Os comentários podem representar um ponto significativo para o sucesso do blog. O ponto de vista é partilhado por vários blogueiros. Hart Brachen, criador do The Soxaholix, sucesso nos Estados Unidos, afirma: ‘Os comentários permitem ao blogueiro saber o que está e o que não está funcionando no seu blog’.
Exemplo dessa dica é o caso do blog do jornalista Ricardo Noblat, focado em análise política, que, ao passar recentemente por um upgrade foi alvo de críticas e sugestões dos leitores, permitindo que correções fossem feitas.
Donos do blog
Aliás, vem da iniciativa do jornalista um outro indicador de sucesso para um blog: o espaço que se concede ao leitor, quebrando uma espécie de regra tácita de que o blog teria somente uma voz autorizada, ou seja, a do seu ‘dono’. Noblat fez constar no topo do seu blog uma mensagem: ‘A situação política no Brasil. Clique aqui para participar. Nem Noblat, nem Eliane Cantânhede, nem Lúcia Hippólito. Aqui quem opina é você.’
Bingo!
Lockhart Steele, editor do Gawker Media, vai direto ao ponto: quando o blog atinge uma determinada audiência, os próprios leitores farão parte do trabalho para o seu criador, ‘ao submeter dicas e fatos’. É a boa e velha máxima da informação sendo ressuscitada: numa democracia, ela precisa circular, trata-se de um bem público, infelizmente alçado à condição de mera mercadoria pelos grandes conglomerados de mídia.
Neste sentido, a blogosfera dá uma larga braçada e subverte o tradicional ‘espaço do leitor’ comum à mídia impressa, porém confinado a um minúsculo canto de página, estático. A tecnologia do blog supera essa distância protocolar e dá ao seu leitor a possibilidade do quase-diálogo, na dinâmica dos bits.
Mas o leitor assíduo contribui para o sucesso de um blog não somente com dicas e fatos, acredita Kevin Donahue, do Fanblogs. ‘Ele se sente dono e leal ao blog’. Daí ao ato seguinte é um passo: ‘Ele fiscalizará comentários, indicando quem se comportar fora da linha’, diz Kevin. Mas essa ‘parceria’ com o leitor, explica Kevin, pode demorar meses e até anos. Ao contrário do que pensam muitos blogueiros, ela não virá do dia para a noite. Eis a última e grande dica.
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Jornalista e editor do Balaio de Notícias