Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Diretores chegam a acordo com estúdios

O sindicato dos diretores de Hollywood chegou a um acordo com estúdios de cinema de televisão sobre termos contratuais, na quinta-feira (17/1), após cinco dias de negociações formais. O contrato atual do Directors Guild of America, que cobre 13 mil membros, incluindo diretores, assistentes de direção e produção, expira no fim de junho. O acerto entre os estúdios e o sindicato pode ajudar na pressão para um entendimento também com os roteiristas, em greve há 10 semanas.


O acordo com os diretores contém itens envolvendo o pagamento por trabalho nas novas mídias, incluindo direitos sobre filmes baixados na internet. A greve dos roteiristas, iniciada em 5/12, tem como discussão principal justamente o pagamento por conteúdo distribuído na rede.


Esperança


Segundo Gil Cates, presidente do comitê de negociação do sindicato dos diretores, o novo acordo com os estúdios é ‘pioneiro e sólido’. ‘Os ganhos neste contrato para diretores e suas equipes são extraordinários’, completou. O anúncio de um acordo tão harmonioso do lado dos diretores levou a especulações sobre a possibilidade dos estúdios e os roteiristas em greve voltarem a negociar – as conversas entre as duas partes foram encerradas em dezembro.


A paralisação interrompeu grande parte da produção televisiva americana e atrasou grandes projetos cinematográficos. A tradicional – e glamourosa – cerimônia do Globo de Ouro, uma das maiores premiações do ramo, foi cancelada e substituída por uma coletiva de imprensa de 30 minutos, onde foram lidos os nomes dos vencedores. O Oscar, marcado para fevereiro, também pode vir a sofrer com a greve. Informações de Steve Gorman [Reuters, 17/1/08].