Uma nova geração de software de publicidade digital está causando polêmica e estragos em operações de publicidade de gigantes da internet como Facebook Inc., Google Inc. e Yahoo Inc. ao inserir uma camada de anúncios em sites ou tapar outros anúncios pagos. O software vem na forma de aplicativos que permitem a usuários personalizar o perfil no site Facebook com molduras especiais, por exemplo, ou turbinar buscas na internet. Mas, ao baixar o software, o usuário permitiria a entrada de anúncios que, segundo as grandes empresas de internet, são ilegítimos.
Quando a pessoa baixa um aplicativo como PageRage e BuzzDock, é possível que apareçam anúncios adicionais em sua página do Facebook ou em resultados de buscas. No Facebook, por exemplo, anúncios grandes e espalhafatosos aparecem nas laterais e no meio das páginas, empurrando o conteúdo – e a publicidade legitimamente vendida pela Facebook – para mais abaixo na página. Esses aplicativos também podem interferir nos resultados do site de buscas Google, jogando novos anúncios sobre os comprados por anunciantes do Google.
A Facebook e a Google não recebem nenhum centavo por esses anúncios, que não raro são de grandes empresas como Gap e American Express. A vasta maioria das queixas sobre publicidade que a Facebook recebe de usuários envolve esses anúncios, segundo pessoas a par do assunto.
A receita obtida com esses anúncios vai para empresas por trás dos aplicativos. Uma delas é a Sambreel Holdings LLC. A Sambreel tem cerca de dez aplicativos para navegador de internet – que segundo ela tem mais de 21 milhões de usuários. A Facebook já solicitou à Sambreel que suspenda a atividade, segundo uma pessoa a par do assunto.
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[Lauren Weber é do Wall Street Journal]