Empresas jornalísticas do mundo todo estão de olho em uma iniciativa da Eslováquia que pode viabilizar a cobrança por conteúdo jornalístico na internet. Lançada em maio do ano passado, a Piano Media conseguiu reunir todos os principais veículos jornalísticos do país, mais a maior emissora de TV, em um único modelo de cobrança, o chamado paywall (muro de cobrança) unificado. Localizada na Europa central, a Eslováquia tem 5 milhões de habitantes.
A Piano Media se inspirou no modelo de cobrança de TVs a cabo para oferecer uma única assinatura – semanal, mensal ou anual –, com um único cadastro, em troca de acesso ao conteúdo de diferentes veículos. A Piano Media fica com 30% do valor da assinatura. O veículo por meio do qual o assinante fez a assinatura do sistema fica com outros 40%, enquanto o restante é distribuído proporcionalmente para veículos cujo conteúdo for acessado pelos assinantes.
Avaliada em € 1 milhão (R$ 2,3 milhões) depois de uma recente rodada de investimentos na qual captou € 300 mil, a Piano Media anunciou nesta semana a expansão do serviço para a Eslovênia, país em que 65% da população de 2 milhões de habitantes está online. Oito veículos de comunicação aderiram. A Piano Media diz estar em conversas com jornais de mais 11 países europeus e espera estrear em mais três mercados em 2012. A assinatura mensal na Eslovênia custa € 4,89 (R$ 11,25). A semanal custa € 1,99, e a anual, € 48,90.