Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Experiência com “canais” dá resultados no YouTube

Para o YouTube, da Google Inc., era um experimento de US$ 150 milhões: abrir cem “canais” de vídeo em seu site e ver qual iria colar. Oito meses depois, parece que a Google está gostando dos resultados. A companhia vai pôr mais US$ 200 milhões, segundo pessoas a par do assunto, numa tentativa de elevar seu conteúdo de simples vídeos criados por usuários para atrair mais visitantes e anúncios. Os novos canais de vídeo já atraíram talentos como a atriz Amy Poehler para criar ou estrelar episódios originais.

Até agora, o YouTube já vendeu mais de US$ 150 milhões em anúncios para seus canais este ano, segundo uma pessoa que tem conhecimento direto sobre as vendas. Representantes do YouTube não quiseram comentar os números. Os próprios canais, por sua vez, estão fazendo o que podem para encontrar seu lugar. “Só porque você criou, não significa que eles vão assistir”, diz o ex-executivo de televisão Larry Aidem, referindo-se aos usuários do YouTube.

Em fevereiro, Aidem lançou um canal no YouTube sobre músicos emergentes. O canal, chamado MyISH, começou devagar, exibindo muitos vídeos em que os apresentadores simplesmente falavam sobre seus artistas favoritos. Depois de pesquisar as reações de usuários, o MyISH percebeu que “o público não gostava tanto dos apresentadores” e não estava interessado numa ampla variedade de gêneros musicais. Então, Aidem e sua equipe reformaram o canal. Eles contrataram Michael Buckley, uma conhecida personalidade do YouTube, para ser âncora de vídeos engraçados sobre estrelas pop, como Katy Perry, que também exibiam clipes musicais. Eles também concentraram o canal na música pop.

A melhor maneira de atrair uma grande audiência

Em semanas, a audiência do MyISH disparou. Ele se tornou o 120o canal mais assistido do YouTube em junho, com mais de 700.000 visitantes únicos, sendo que em abril ele era o número 803 no ranking, com 130.000 visitantes únicos, segundo a comScore Inc. A experiência de Aidem, semelhante à de vários outros produtores estreantes no YouTube, mostra que achar a fórmula certa para fazer o canal sobressair no site de vídeo mais popular do mundo ainda é um trabalho em andamento.

Robert Kyncl, o vice-presidente do YouTube que arquitetou a iniciativa dos canais, reconheceu que sua equipe e os criadores de canais estão “tateando” no processo de descobrir “um grande modelo” para o conteúdo que terá o melhor efeito no site. Ele acrescentou que está satisfeito com o “crescimento bastante saudável” dos canais até agora. Entre os novos canais, dez têm, em média, mais de um milhão de acessos por vídeo por semana, disse ele.

Ao contrário da TV, o rápido processo de produção do YouTube e o custo baixo dos vídeos on-line dá aos produtores a possibilidade de fazer mudanças quase instantâneas nos seus programas para ajustar-se às respostas dos usuários. Como resultado, os produtores dos canais do YouTube dizem que a rápida evolução do conteúdo deles acabará por permitir que encontrem a melhor maneira de atrair uma grande audiência no longo prazo.

Um canal de romance para mulheres

O YouTube tem dezenas de milhares de canais, criados através de usuários ativos que postam vídeos com frequência; alguns são muito melhores que outros. Os canais recém-criados são concebidos para produzir programas de alta qualidade que são “seguros” para as marcas dos anunciantes, os quais pagam um prêmio para colocar seus anúncios lá. Outros anúncios no site podem acabar aleatoriamente perto de vídeos engraçados ou que nada têm a ver com o público alvo do anunciante.

No geral, o crescimento do número de usuários do YouTube está ganhando tração. As pessoas agoram assistem a quatro bilhões de horas de vídeo no site por mês, contra três bilhões um ano antes, disse Kyncl. O número de pessoas que se registram nos canais dobrou desde o ano passado, disse ele, embora o YouTube não divulgue dados específicos.

De todos os novos canais do YouTube, os vários que se direcionaram para adolescentes e jovens adultos ganharam rapidamente uma audiência considerável. Um canal de comédia chamado YOMYOMF, lançado em junho pelo diretor de Velozes e Furiosos, Justin Lin, e apresentando personalidades conhecidas no YouTube como Ryan Higa, tem 412.000 assinantes e mais de 15 milhões de views em seus vídeos.

Entre outros canais em ascensão estão o Wigs, um canal de romance para mulheres que em junho, seu segundo mês de operação, se tornou o número 67 no ranking em termos de visitantes. Suas atrações incluem a atriz Jennifer Garner e America Ferrera. (O Wigs é operado pela News Corp., dona do Wall Street Journal, que também tem seu próprio canal do YouTube. O canal do WSJ tem 28.000 assinantes.)

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[Amir Efrati, do Wall Street Journal]