Eles inspiraram um boom na criação de conteúdo pessoal com a ferramenta de blogs Blogger e depois convenceram o mundo a se comunicar nos 140 caracteres do Twitter. Agora, Ev Williams e Biz Stone lançaram mais dois sites – Medium e Branch –, ainda em testes, propondo um “salto evolutivo” na troca de arquivos online. Williams e Stone continuam a ser diretores do Twitter, mas estão envolvidos em novos empreendimentos por meio da Obvious Corporation, uma incubadora sediada em San Francisco. Mas o que são Medium e Branch?
O serviço Medium funciona para coleções e lembra visualmente outra rede social, o Pinterest. Por enquanto, o acesso é apenas para convidados, mas em breve todos os interessados poderão iniciar uma coleção e divulgar fotos ou textos. As coleções são mostradas em um formato de grade, altamente visual, e o post mais bem classificado pelos usuários sempre surge no topo. O acesso ao Medium é via conta do Twitter e as pessoas podem, além de incluir suas imagens, ler, ver e votar no conteúdo da rede.
Por exemplo, Williams criou uma coleção de fotos nostálgicas, mas qualquer pessoa com conta no Twitter pode contribuir. As coleções podem ser privadas – para compartilhar com um grupo – ou públicas, aberta a todos. Eis algumas das coleções mais procuradas no site: “Estive lá e adorei”, “Olha o que eu fiz” e “A coleção da Obvious [Corporation]”.
Primeiras impressões
O serviço Branch se define como uma tentativa de combinar a intimidade da conversa em uma mesa de jantar com o poder da internet. É acessado também com a conta do Twitter e serve como local para que seus usuários conversem de modo mais aprofundado sobre temas específicos. Você pode criar seu branch (galho) e convidar outros usuários do Twitter a aderir. Por exemplo, MG Siegler, que mantém um blog sobre tecnologia, criou um “galho” para discutir vazamentos de notícias sobre produtos da Apple e convidou os titulares de outros dez blogs tecnológicos para discutir o assunto. Todos os usuários podem assinar para ler a conversa e receber atualizações.
Medium e Branch parecem ter sido ambos desenvolvidos para atender a certas necessidades que surgiram devido à nossa sobrecarga de informações cotidiana. Nenhum dos produtos tenta roubar público do Twitter, por motivos óbvios. Mas nem precisariam fazê-lo.
O Branch oferece a simplicidade do Twitter com uma conversação expansiva e especializada. É provável que seu sucesso seja avaliado mais pela qualidade da conversação e pelos índices de retorno de usuários do que pelo número de assinantes. O Medium tampouco pretende servir como depósito para fotos pouco nítidas de zilhões de usuários.
O interessante será determinar como o Medium e o Branch afetarão o Tumblr, um serviço de blogs simples para o qual a maior ameaça é afundar por conta de conteúdo de baixa qualidade postado sem consideração.
– Medium
Site para compartilhar foto, vídeo e texto com visual simplificado e sistema de avaliação coletiva. Pode-se dizer que é uma mistura entre os sites Pinterest e Digg. A ideia é dar muito mais mérito ao conteúdo criado do que a quem o criou medium.com.
– Branch
Fórum cujos tópicos são discutidos só por convidados, mas podem ser lidos por todos. Dá para assinar as discussões e receber as atualizações por e-mail. Cada uma das respostas pode ser ramificada, ganhando o status de uma nova conversa – daí seu nome, que em inglês significa galho branch.com.
***
[Josh Halliday, de The Guardian]