O ano de 2012 foi difícil do ponto de vista macroeconômico. As economias europeia e americana levaram mais tempo para dar sinais de recuperação do que o esperado, enquanto a China cresceu menos que o previsto. Todo esse cenário teve impactos sobre a balança comercial, o varejo e a produção industrial no Brasil. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), esperado em 4% este ano, ficou em 1%.
Mas se na economia o ano foi complicado, nas redes sociais não poderia ter sido mais divertido. Comentários sobre Carmem Lúcia, a vilã da novela “Avenida Brasil”, as vitórias do Corinthians e do lutador Anderson Silva, o clipe “Gangnam Style” do sul-coreano Psy e homenagens à apresentadora Hebe Camargo foram alguns dos temas que predominaram nas mensagens compartilhadas entre os usuários do Facebook, Twitter e YouTube, site de vídeos do Google.
As redes sociais foram criadas com o objetivo de ser um canal de relacionamento entre os internautas, com um foco mais voltado ao entretenimento. A exceção foi o LinkedIn, desenvolvido para ser um ambiente de relações profissionais e empresariais. Mesmo o Twitter, que surgiu com a proposta de ser uma alternativa de comunicação rápida para mensagens urgentes e de utilidade pública – por, exemplo, avisar aos vizinhos que estão fora de casa que há um alagamento na região – acabou invadido por uma série de mensagens (os “tweets, textos com até 140 caracteres) sobre esportes, novelas e outros temas.
Novela e carnaval
Para Alessandro Barbosa Lima, executivo-chefe da E.life, especializada em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, as mensagens compartilhadas pelos brasileiros reforçam uma tendência que começou a se evidenciar no ano passado: a segunda tela ou TV social. “É comum as pessoas acessarem a internet em casa e comentarem sobre o que veem na TV ou nas redes sociais”, disse Lima. Dessa forma, a rede social funciona como um complemento à mídia televisiva.
A E.Life mediu a audiência brasileira no Twitter entre abril e outubro e, segundo Lima, a maioria dos “tweets” teve relação direta com eventos transmitidos pela TV, como novelas, shows e eventos esportivos.
Algumas estatísticas do Twitter confirmam essa tendência. Em 2012, o tema mais comentado no país foi a novela da Rede Globo “Avenida Brasil”. Entre março e outubro, período em que foi transmitida, foram registrados no Twitter 2 milhões de mensagens, com pico de 3.031 “tweets” por minuto durante a exibição do último capítulo. O programa televisivo também foi responsável pelo surgimento de dezenas de “hash tags”, ou palavra-chaves usadas para indicar o tema do comentário. Termos como #oioioi (em referência ao tema de abertura da novela), #carminha (nome da vilã), #essanina (em referência à protagonista Nina) situaram-se entre os mais citados na rede social ao longo do ano passado.
A novela também foi o quarto assunto mais pesquisado no site de buscas do Google. No Facebook, foi o tema mais citado durante o ano. No YouTube, foram inseridos 101 mil vídeos relacionados à “Avenida Brasil”. O mais assistido foi um vídeo com a canção “Pra me provocar”, do cantor MC Koringa, com 6,4 milhões de acessos.
Outro programa televisivo que novamente teve bastante repercussão nas redes sociais foi o “reality” show “Big Brother Brasil 12”, exibido pela Globo. No YouTube, há 133 mil vídeos relacionados ao programa, alguns dos quais ultrapassam 1 milhão de acessos. No Twitter, o programa foi assunto para 1,5 milhão de comentários de janeiro a março, período em que foi ao ar. O BBB 12 também ficou entre os dez temas mais citados no Facebook, ocupando a 9ª posição.
A novela “Fina Estampa” e as transmissões do Carnaval 2012 também ficaram entre os principais temas de interesse dos usuários do Google e do Facebook, respectivamente.
Destaques esportivos
Mas nem só de novelas vive o país do futebol e do Carnaval. Os temas esportivos também predominaram nas redes sociais ao longo de 2012. O futebol foi o esporte mais comentado e visto nas redes sociais. No Twitter, menções aos jogos da Copa Libertadores da América 2012 ocuparam a 4ª posição em número de comentários. Outro tema em evidência foi a performance do jogador Paulo Henrique Ganso e sua longa negociação com o Santos para sua transferência à equipe do São Paulo. Segundo informou o Twitter, o último jogo da Libertadores foi um dos temas mais citados na rede social, com 3.548 “tweets” por minuto. No YouTube foram inseridos 129 mil vídeos sobre o tema.
O desempenho do Corinthians, que venceu a Copa Libertadores e o Mundial Interclubes da Fifa também obteve bastante repercussão, assim como o jogador argentino Lionel Messi, atacante do time espanhol Barcelona e eleito melhor jogador do mundo pela Fifa nas três últimas temporadas.
Ainda no segmento esportivo, Anderson Silva, lutador de artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês), também ficou entre os temas mais comentados no Facebook e no Twitter ao longo do ano. Outro atleta que ganhou a atenção dos internautas foi o ginasta Arthur Zanetti, que recebeu a medalha de ouro na modalidade argolas dos Jogos Olímpicos de Londres este ano e foi eleito o melhor jogador olímpico do Brasil.
***
[Cibelle Bouças, do Valor Econômico]