O Brasil foi o país que mais cresceu em número de usuários do Facebook no ano passado. No total, 29,7 milhões de brasileiros passaram a acessar a rede social. Com isso, o país se tornou o segundo do mundo em número de perfis, atrás dos Estados Unidos. A Índia aparece em terceiro lugar. No fim de 2011, o Brasil tinha 35,1 milhões de usuários. Um ano depois, o número chegou perto de dobrar e foi para 64,8 milhões. Isso significa que a abrangência do Facebook no Brasil se aproxima a um terço (32,4%) da população de 201,1 milhões de pessoas. Os dados foram divulgados ontem pela Socialbakers, empresa de estatísticas sobre mídias sociais.
Levando-se em conta apenas os brasileiros com acesso à internet, o estudo considera que o Facebook abrange 82,32% da população. O maior grupo de brasileiros na rede tem entre 18 e 24 anos (20,8 milhões). Os perfis de mulheres são maioria (54%) do total. O número continua a aumentar. Mais 962 mil brasileiros se cadastraram na rede no último mês. O relatório diz que o Facebook tem muito potencial para crescer no Brasil, já que o Orkut ainda tem relevância no país. Metade dos usuários do Orkut no mundo são brasileiros, segundo divulgado pela rede do Google.
O Facebook e o Orkut nasceram no mesmo ano, em 2004. No Brasil, o Orkut foi preferência até agosto de 2011, segundo dados do Ibope Nielsen, quando foi ultrapassado pelo Facebook. Na época, a pesquisa informava que a rede fundada por Mark Zuckerberg estava com 30,9 milhões de usuários, enquanto o Orkut tinha 29 milhões.
Regiões
Os Estados Unidos são o país mais conectado ao Facebook, com mais da metade da população na rede social (53,9%): são 167,4 milhões de perfis. No caso da Índia, terceira colocada nesse ranking, são 62,7 milhões perfis no Facebook, o equivalente a uma abrangência de 5,3% da população.
Apesar do destaque dos Estados Unidos, berço do Facebook, o número de usuários está caindo naquele país. Segundo a Socialbakers, 2,4 milhões de perfis dos Estados Unidos saíram da rede social no último mês.
Em 2012, a América do Norte caiu do posto de região com o maior número de usuários para a terceira posição, atrás de Ásia, em primeiro, e Europa, em segundo.
Seis nações asiáticas estão no top 10 de países que mais cresceram em número de usuários em 2012 (Índia, Japão, Indonésia, Vietnã, Coreia do Sul e Tailândia). Foi isso que ajudou a Ásia e figurar, pela primeira vez, como o continente com mais pessoas conectadas ao Facebook, diz a pesquisa.
No entanto, quando o ranking de regiões é ponderado pela população, o Facebook atinge 6,8% dos asiáticos. Na Europa, abrange 30,3% da população. Na América do Norte, essa fatia é de 44,6%, enquanto na América do Sul é de 36%, na África, de 5,1%, e na Oceania, de 41%. Com esses números, o relatório reforça o potencial de crescimento da rede na populosa Ásia.
Resultados
Na quarta-feira (30/1), o Facebook divulga os resultados do quarto trimestre de 2012. Na semana passada, a rede de Mark Zuckerberg anunciou a “busca social”. A nova ferramenta promete facilitar a procura intuitiva por pessoas, fotos, locais e interesses e, por enquanto, está liberada somente para usuários de língua inglesa.
***
[Mariana Congo, do Estado de S.Paulo]