Na América Latina, nenhum país gasta mais tempo online que o Brasil. Os brasileiros passam em média 27 horas na internet por mês.
Os dados são da empresa de pesquisa ComScore, que divulgou na quinta-feira (7/3), as primeiras informações de seu estudo anual sobre o mercado digital no Brasil. Os detalhes da pesquisa serão publicados no dia 14.
“O cenário digital brasileiro viu mudanças significativas em 2012, lideradas pela forte emergência das redes sociais, juntamente com o aumento do consumo de vídeo e publicidade online”, diz o diretor da ComScore para Brasil e vice-presidente para a America Latina, Alex Banks, em nota.
Segundo ele, o crescimento da mídia digital no País representa uma oportunidade para as publicações atraírem audiência e o marketing atingir consumidores. Veja alguns números sobre o Brasil, segundo a ComScore:
Tempo
Brasileiros gastam mais de 27 horas por mês online em computadores desktop. Essa é a maior média entre oito países da América Latina pesquisados.
Idade
Usuários da internet no Brasil são jovens: 18% têm entre 18 e 24 anos e 30% entre 25 e 34 anos.
Dispositivos móveis
O acesso à internet via smartphones e tablets teve crescimento recorde de 6% no Brasil em 2012.
Compras online
O acesso a páginas de e-commerce aumentou 9% no ano passado. O Mercado Livre é destaque na categoria, com 14 milhões de visitantes em dezembro.
Publicidade online
Mais de 789 bilhões de banners de anúncios foram criados em 2012, a maioria foi veiculado em portais e redes sociais (45%). O site Dafiti.com.br foi o maior anunciante online no Brasil no ano passado, com 25 bilhões de banners.
Redes sociais
Os brasileiros que usam a internet gastam 36% do tempo online navegando em redes sociais. O Facebook é o líder, com 44 milhões de visitantes únicos em dezembro e crescimento de 22% em 2012.
Vídeos online
O consumo de vídeos na internet cresceu 18% em 2012. O YouTube é líder no Brasil, na frente do Vevo.
******
Mariana Congo é jornalista