Num acordo que demonstra como a balança de poder está mudando no setor de tecnologia, o Yahoo Inc. concordou em pagar US$ 1,1 bilhão pelo Tumblr, empresa fundada há seis anos que tem hoje mais de 100 milhões de usuários, mas não gera receita. Companhias veteranas como o Yahoo já provaram que têm longevidade e dinheiro para gastar. Mas empresas como o Tumblr, uma rede social que oferece uma plataforma para blogs, também têm algo valioso: a atenção de comunidades crescentes de usuários. Isso as torna mais valiosas, já que firmas mais estabelecidas temem ficar para trás à medida que os hábitos online das pessoas evoluem.
O Yahoo e o Tumblr anunciaram o acordo ontem. O Tumblr será operado de forma independente como uma empresa separada, informaram as empresas. O diretor-presidente e fundador do Tumblr, David Karp, vai permanecer na liderança executiva. A transação inclui o Yahoo na lista de empresas de internet estabelecidas, incluindo Google Inc. e Facebook Inc., que investiram US$ 1 bilhão ou mais na compra de empresas novatas na esperança de catapultar seu crescimento. O Facebook, por exemplo, comprou o popular serviço de compartilhamento de fotos Instagram no ano passado, pagando o que foi inicialmente avaliado em cerca de US$ 1 bilhão em dinheiro e ações. Na época, o Instagram não gerava receita.
Sete anos atrás, o Google pagou US$ 1,65 bilhão em ações pelo YouTube, o gigante de vídeo online. Em um acordo menor, em termos de dólares, mas que reflete o apetite entre as firmas mais antigas de Internet por sangue novo, o AOL comprou o site de notícias Huffington Post por US$ 315 milhões em 2011.
Apps móveis
A compra do Tumblr dá ao Yahoo, um dos grandes pioneiros da internet, um serviço online de rápido crescimento com potencial de resolver uma de suas maiores fragilidades, ou seja, a falta de uma central de comunicações e de uma próspera rede social. O Tumblr é popular entre adultos jovens, em contraste com a base de clientes mais velhos do Yahoo. Ele também está crescendo mais rápido que o Yahoo em smartphones. “Você só faz uma aquisição desse porte e escala se encontrar uma empresa excepcional, e a Tumblr é uma delas”, disse ontem a diretora-presidente do Yahoo, Marissa Mayer. “Parte de nossa estratégia será deixar o Tumblr ser o Tumblr”, disse a executiva.
O Yahoo está pagando um prêmio pela empresa. Quando o Tumblr realizou sua última captação, no fim de 2011, o aporte de US$ 85 milhões que recebeu foi feito com base na avaliação de que a companhia valia US$ 800 milhões.
A aquisição é uma grande aposta para o Yahoo, dado o desempenho financeiro do Tumblr até agora. Mas o Yahoo precisa crescer. Sua receita anual se manteve durante anos em cerca de US$ 5 bilhões e a grande presença da empresa em computadores pessoais ainda não foi bem replicada nos dispositivos móveis, onde ela não possui a vantagem de ter um hardware cobiçado como os da Apple Inc. ou um sistema operacional para smartphones onipresente como o Android, do Google.
117 milhões de usuários únicos
Em entrevista ao Wall Street Journal, Mayer disse que a compra do Tumblr aumenta instantaneamente a base de usuários do Yahoo em 50%, para 1 bilhão, e o tráfego na web em 20%, “o que é realmente animador”. “Na indústria da tecnologia de consumo, crescimento começa sempre por tráfego”, disse ela. Mayer já afirmou repetidas vezes que aumentar as “impressões”, ou o número de visualizações de páginas e outras interações de usuários em sites do Yahoo, é a única maneira de elevar a receita. Esse é o mesmo mantra adotado pela maioria dos líderes executivos de empresas da web, incluindo o ex-chefe de Mayer no Google Inc., Larry Page.
O acordo é uma grande vitória para Karp, que continua sendo um grande acionista e investidor do Tumblr, além da Union Square Ventures, Spark Capital e Sequoia Capital. Ao anunciar a compra, Karp tentou acalmar as preocupações de que o acordo prejudicaria o Tumblr, afirmando que o serviço “ficará melhor e mais rápido”.
O Tumblr, que foi fundado em 2007 em Nova York, tem 175 funcionários, mais de 108 milhões de blogs e, de acordo com a comScore Inc., tinha cerca de 117 milhões de usuários únicos em todo o mundo em março. Isso representa um aumento de cerca de 58 milhões em comparação a um ano atrás.
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Joann S. Lublin, Amir Efrati e Spencer E. Ante, do Wall Street Journal