Os estudiosos da comunicação de massa têm na figura de Katilce Miranda um prato cheio para estudos sobre a proliferação de informações nos dois tipos de redes mais importantes atualmente: as redes de televisão e as redes de relacionamento. A jovem se tornou foco privilegiado das duas maiores entidades dos gêneros respectivos: a Globo e o sistema de relacionamentos Orkut. Este será um assunto absurdamente comentado nos próximos dias, por isso, vale o registro.
Cena 1 – ‘Elevation!’
A primeira de duas apresentações da turnê Vertigo/2006 da banda irlandesa U2, no Estádio do Morumbi em São Paulo, teve a costumeira subida ao palco de uma moça escolhida na platéia pelo cantor Bono Vox. A jovem em questão era a brasileira Katilce Miranda, bancária do interior fluminense, que passou alguns minutos abraçada ao vocalista diante da multidão no estádio e de outros tantos milhões de espectadores espalhados pelo país. A cena durou toda a música With or without you, não mais que cinco minutos, mas foi suficiente para catapultar a jovem ao posto de ‘famosa mais famosa’ do momento, ao menos na internet.
Cena 2 – ‘Koe Katilce!’
Freqüentemente, os acontecimentos transmitidos em tempo real pela televisão são comentados quase instantaneamente na rede de relacionamentos Orkut. Já na madrugada da terça-feira, a página de recados de Katilce registrava os primeiros comentários para o ‘feito’ da moça, que por uma diferença de cinco horas no registro do sistema aparecem como sendo ainda da noite da segunda-feira.
Eram ainda os amigos que acompanhavam, de casa, a apresentação, e viram estupefatos a colega no palco. Se estiver conectado à rede Orkut, veja o primeiro recado. Não tardou para que os primeiros desconhecidos enviassem seus cumprimentos, também se estiver conectado à mesma rede. A partir de então, começou a avalanche.
Cena 3 – ‘Me viu na Katilce? Manda um scrap!’
Enquanto escrevo, a página da moça beira um milhão de recados, havendo mesmo uma campanha para que isso aconteça, sob os auspícios da multidão online de que o sistema apresentará falhas quando isso acontecer. As mensagens pulsam na tela a cada atualização. Num teste simples, uma postagem será catapultada para a quarta página seguinte no momento imediatamente posterior à confirmação do envio, num ritmo de aproximadamente 50 mensagens por segundo. Considerando que são 21h25 [de 22/2], um horário de pico no uso de internet em banda larga, a quantidade de atualizações é impressionante. Mas o elemento mais intrigante corre noutro sentido, onde se encaixam os questionamentos sobre a comunicação de massa.
A maioria dos recados tem natureza cômica e serve de chacota para a moça ou para conhecidos – tanto amigos quanto desafetos – dos milhares de visitantes. Entre xingamentos, autopromoções e comentários pejorativos, a vitrine privilegiada e de fácil acesso reflete das várias pessoas tanto a fúria do divertimento quanto a necessidade dos poucos segundos de fama, aqui ‘eternizados’ entre as páginas. Noutra comunidade, um usuário afirma que, ‘no futuro, todo mundo terá seus quinze minutos de HUB’, alusão a equipamento de informática destinado a compartilhar várias conexões por um mesmo meio. É o que se tornou a página de recados da moça: uma centralizadora de contatos privilegiada. Alguns participantes, inclusive, brincam sobre a possibilidade de ela mudar sua foto para alguma mensagem de propaganda, idéia inusitada mas absolutamente condizente com a realidade.
A liberdade de atuação faz com que várias pessoas coloquem insistentemente as mesmas mensagens, na tentativa de aparecer um pouco mais. A observação mais apurada demonstra ilimitadas segundas correntes de mensagens a partir do mural. Num exemplo, uma moça avisa que passará seis meses distante do namorado e pede que os visitantes escrevam, na página do namorado, que ela o ama. A página passada como referência logo fica repleta pelos atendimentos ao pedido curioso e por brincadeiras relacionadas à fidelidade da requerente. Noutro exemplo, uma jovem pede aos visitantes para adicioná-la como amiga, tentando chegar aos 100 contatos. Em poucos minutos já beira a casa das 550 adições e o ritmo não pára. Além desses casos, os recados mais freqüentes pedem que os visitantes deixem gozações em perfis de terceiros – e funciona: os tais perfis logo ficam infestados por xingamentos de toda ordem, deixados por estranhos absolutos.
Cena 4 – Carnaval e sanduíche
Tão logo passe a euforia, a moça deve cair no esquecimento e poderá retomar seu cotidiano. Especulações sobre sua aparição nos programas dominicais e nas revistas masculinas são freqüentes e o assédio pode mesmo acontecer, mas a curiosidade e a velocidade com que o agora chamado ‘Efeito Katilce’ espalhou-se numa rede fechada é assustadora. Em circunstâncias naturais, a imensa maioria dos gozadores de plantão não perderia seu tempo em xingamentos a terceiros, mas a euforia generalizada parece permitir que completos desconhecidos joguem os impropérios mais chulos no colo de gente que não tem nada a ver com a brincadeira. Perde-se o nexo, perde-se o ponto e fica uma sensação de que, na hora da festa, a gozação deve valer para todos, uma espécie de carnaval virtual. A ética foi postada várias páginas atrás e caiu no esquecimento.
Vale lembrar os meses necessários ao cumprimento do processo em que a nutricionista Ruth Lemos [ver remissão abaixo] teve a imagem desgastada pela entrevista do ‘sanduíche-íche’. A velocidade de proliferação da imagem de Katilce, por ser exponencialmente maior, pode trazer conseqüências muito mais danosas, especialmente considerando a natureza do fato – apesar de ter namorado, ela deu um ‘selinho’ em Bono Vox. Há que se levar em conta, também, o público envolvido, em princípio jovens fãs da banda irlandesa, depois todo tipo de galhofeiro na rede de relacionamentos Orkut.
O resultado da celeuma será assunto para outros comentários em vários veículos. Até lá é agüentar a epidemia de músicas, programas, charges, piadas, fotos e disparates a respeito de Katilce Miranda. Tomara que ela sobreviva a tudo isto, e que o tal beijo tenha mesmo valido a pena.
Em tempo
**
Às 22h05, o mural de Katilce Miranda registrou a cifra absurda de 1 milhão de recados;**
Nos 2 mil recados anteriores ao milhão, o ritmo atingia a impressionante marca de 200 unidades por segundo;**
Neste momento [22h de 22/2], o Orkut registra mais de 874 comunidades a respeito de Katilce, uma delas com mais de 7 mil membros.******
Escritor, Recife