Em sua coluna de domingo [25/6/06], a ombudsman do Washington Post, Deborah Howell, levanta uma questão: ‘será que os leitores percebem que algumas matérias são publicadas exclusivamente em uma edição e não na outra, ou recebem destaques diferentes em edições de regiões diferentes?’ Segundo ela, por muitos anos, executivos e editores do Post tentam encontrar uma fórmula para as notícias locais. Primeiro, eram publicados cadernos regionais semanais, que depois viraram suplementos em formato tablóide; atualmente, há diferentes edições para cada região.
Para Laura Evans, diretora de pesquisa do consumidor do Post, o interesse dos leitores é maior sobre as notícias que ocorrem onde eles vivem ou trabalham. Como o objetivo do jornal deve ser informar os leitores sobre os assuntos pelos quais eles mais se interessam, o Post começou a dividir as notícias locais de acordo com regiões a partir de 2003 – processo intensificado no ano passado. Deborah informa que as três edições produzidas diariamente – exceto aos sábados e segundas-feiras – geralmente apresentam uma matéria principal diferente no canto direito superior da seção metropolitana. Uma ou duas vezes por semana, matérias importantes sobre o Distrito, Maryland ou Virgínia também têm destaque diferenciado na primeira página.
No entanto, pode acontecer de algumas matérias não aparecerem em todas as edições. ‘Se você mora em Maryland, trabalha no Distrito e lê o jornal no trabalho, as notícias com mais destaque serão a do Distrito. Isto significa que você pode deixar de ler uma matéria sobre Maryland’, explica Deborah.
Solução ou problema?
As edições diferentes incomodam os repórteres que trabalham para a seção metropolitana, pois gostariam que suas matérias fossem lidas por todos os leitores, e não apenas por parte deles. Os leitores também se sentem incomodados, informa a ombudsman, que costuma receber reclamações de pessoas que gostariam de ter recebido determinadas notícias na edição que recebem.
Segundo Deborah, os editores da seção metropolitana alegam que raramente uma notícia importante não é publicada em todas as edições, mas o colunista Marc Fisher, que escreve sobre temas locais, conta que freqüentemente recebe queixas de leitores. ‘Acontece regularmente. Os leitores dizem: ‘eu gostaria de ter lido aquela matéria na minha edição’’, diz Fisher. De acordo com a ombudsman, é normal também que haja casos de pessoas que se mudaram de cidade ou região e queiram saber das notícias da área em que moraram. Deborah diz que a solução para estes casos pode estar a um clique de distância, já que todas as matérias do Post são disponibilizadas, gratuitamente, no sítio do jornal.