O Google está testando um serviço chamado Google Base, que permite que seus usuários submetam informações gratuitamente, incluindo listas personalizadas de itens para venda, para um banco de dados público mantido pela companhia, como noticiam Kevin J. Delaney e Mylene Mangalindan [Wall Street Journal, 26/10/05].
O interesse do Google não é funcionar apenas como um serviço de classificados gratuitos, mas também coletar conteúdo que inclua listas de eventos, artigos, críticas, notícias e referências. Desta maneira, qualquer internauta poderia divulgar informações na rede separadas de acordo com temas em listas – o que implicaria em mais um desafio a ser enfrentado pelos jornais impressos para não perder leitores. O novo serviço pode vir a concorrer com a gigante do comércio eletrônico eBay, jornais e sítios de classificados.
Briga com o eBay
Embora o novo serviço não tenha sido anunciado publicamente pelo Google, quando a notícia foi espalhada por blogs, na semana passada, o valor das ações do eBay caíram 4%, noticia Richard Water [Financial Times, 26/10/05]. Os usuários do eBay pagam em média 7% do valor das vendas feitas para o sítio, enquanto o Google Base seria gratuito.
A briga entre eBay e Google cresce cada vez mais. Para competir com o sistema de busca do Google, o eBay investiu no seu próprio mecanismo de busca, o Magellan. Enquanto o eBay comprou o Skype, o Google criou o Google Talk. O Google também estaria pensando em desenvolver um serviço possibilitando pagamentos online, que competiria com o PayPal, serviço de pagamento eletrônico do eBay.
Curiosamente, o eBay é um dos maiores anunciantes do Google. Ainda não se sabe se a competição irá afetar a relação entre as companhias.