Agora pode ser o momento do fim do monopólio da telefonia fixa no Brasil: a compra da Embratel pela mexicana Telmex, que abre novos horizontes e dá esperança a nós, usuários de telefonia fixa. A Telmex agora é dona da Claro Celular, da Embratel e da Vesper. A Vesper nunca foi concorrente para Telefonica e Telemar, tem telefonia fixa via rádio e sentia falta de estrutura de antenas para concorrer plenamente em sua área de atuação, A Vesper agora vai contar com a rede de torres da Claro, que cobre todo o estado de São Paulo, e imagino que todo o Brasil na área em que a Claro atua. Terá então as torres para pôr suas antenas, e com isso o produto Giro (banda larga da Vesper) também pode chegar a toda a área de concessão da Vesper.
A Vesper e a Claro vão poder atender a seus clientes sem usar a estrutura das concorrentes, ficando os custos mais baratos. O sistema de telefonia da Vesper via rádio tem manutenção mais barata, pois não há cabos na rua, então não há manutenção externa, nem roubo de cabos.
Essa vai ser a empresa concorrente dos sonhos dos usuários brasileiros, enfim a concorrência. Com muita alegria eu vejo o fim do monopólio das operadoras fixas.
Hélio Aparecido Justino, vigilante noturno, São João da Boa Vista, SP
MÍDIA ESPORTIVA
Concordo com o artigo de Ivani Cunha, com apenas uma ressalva: a televisão não é assim desde a inauguração. É preciso fazer justiça a Ruy Viotti, brilhante narrador de futebol da TV Tupi dos anos 50. Sobriedade e classe. Seu silêncio fornecia ao espectador a chance de analisar e julgar. Não sei por que Rui trocou os gramados pelo saibro. Sua última aparição em futebol foi na Copa da Espanha, como narrador reserva de Luciano do Valle. É uma pena.
Luiz Antonio de Sousa Silveira, engenheiro, Rio de Janeiro
Diante da TV, com o rádio ligado – Ivani Cunha
Onaireves esquecido
Na entrevista coletiva do Sr. Caixa D’Água deixaram passar, entre as fotos dos integrantes da mesa, uma figura importante no cenário esportivo nacional: o Sr.Onaireves Moura, deputado federal e presidente da Federação Paranaense de Futebol. Igualmente já envolvido em diversas falcatruas no mundo do futebol e afins… Aonde leva isso? No vôo para Paris é assento garantido.
Roberto Freitas