Chasqui é uma revista latino-americana de comunicação sediada em Quito, capital do Equador. De periodicidade trimestral, é publicada pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (Ciespal) há mais de 25 anos, sendo difundida principalmente na América Latina – mas também na América do Norte, Europa e países como Austrália, Coréia e Japão.
Trata-se de leitura indispensável para a formação de profissionais da comunicação social, promovendo uma análise dos veículos e dos processos de comunicação. A reportagem em destaque na atual edição é sobre o fascínio que os talk shows exercem sobre o público. São artigos extensos que tratam da mídia em toda a América Latina, principalmente a de língua espanhola.
Sendo a primeira revista de comunicação na região, é reconhecida pela qualidade do conteúdo. Nesta edição, além de artigo de Antonio Pasquali, venezuelano ex-subdiretor geral da Unesco e atualmente pesquisador da mídia, intitulado ‘Liberdade de imprensa ou liberdade de empresa?’, Chasqui traz ensaios e uma seção de notas sobre a indústria, denominada ‘Periscópio Tecnológico’, e bibliografia com resenhas curtas de obras sobre comunicação.
A publicação dirige-se a estudantes, docentes, pesquisadores, jornalistas e profissionais da comunicação como um todo. Interessados podem ser notificados por e-mail quando nova edição for ao ar. Em espanhol.