Há 20 anos, poucos conheciam a internet. A partir da década de 1990, com criação da world wide web, que deu forma e conteúdo à rede mundial, a situação mudou de forma radical, fazendo com que o número de usuários multiplicasse a cada ano. Mas, como todo crescimento explosivo, a expansão da internet também sofre com problemas, especialmente relacionados à sua organização.
Uma série de fundamentos para construir uma rede mundial de computadores melhor, mais eficiente e mais segura no futuro acaba de ser publicada pelo Consórcio da World Wide Web (W3C), organização que se preocupa com o funcionamento e evolução da internet. O documento ‘Architecture of the World Wide Web, Volume One’, foi produzido pelo Grupo de Arquitetura Técnica (TAG, na sigle em inglês) do W3C e mostra quais princípios têm se mostrado eficientes e quais são as principais fraquezas da rede.
A publicação trata de assuntos como alocação de endereços, tipos de mídia, interações seguras, metadados, suportes à navegação, formatos de dados, XML e protocolos para operabilidade.
O trabalho foi coordenado por representantes de diversas empresas e organizações, como Roy Fielding (Day Software), Noah Mendelsohn (IBM), Paul Cotton (Microsoft), Norman Walsh (Sun), Stuart Williams (HP) e Tim Berners Lee (W3C e um dos criadores da web).
Para ler o documento ‘Architecture of the World Wide Web, Volume One’, o link é (http://www.w3.org/TR/2004/REC-webarch-20041215)