O Google recuou na disputa pelo nome de seu serviço de e-mail e foi obrigado a renomear o Gmail no Reino Unido, adotando o nome de Google Mail, noticia Dominic Timms [The Guardian, 19/10/05]. A empresa recusou-se a pagar uma alegada quantia ‘exorbitante’ – acredita-se que seja em torno de US$ 50 milhões – pedida pela companhia britânica que detém a propriedade da marca Gmail no país, a Independent International Investment Research (IIIR).
A IIIR alega ter registrado a marca em maio de 2002, dois anos antes do Google escolher o nome para seu serviço de e-mail gratuito. Depois de 15 meses de negociação e sem chegar a nenhum acordo, o Google afirmou que ainda disputa legalmente a propriedade da marca, mas, como isto pode levar anos, a empresa preferiu adotar outro nome para permitir que os internautas utilizem o serviço.
‘Esta companhia está muito focada em um acordo monetário. Nós tentamos um acordo em termos razoáveis, mas as somas que a companhia está pedindo são exorbitantes’, afirmou o Google em comunicado. Esta não é a primeira vez que a empresa tem problemas com o nome do e-mail e é forçada a mudá-lo. Na Alemanha, o Gmail agora é chamado de Googlemail.