Monday, 04 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Imprensa de volta à máquina de escrever

Um novo vírus de internet infectou os computadores das redes de TV CNN e ABC e do jornal New York Times na terça-feira (16/8). Especialistas em segurança disseram que o vírus pode ser uma variante do Zotob, que apareceu pela primeira vez no domingo (14/8) e atingiu o sistema operacional Windows 2000 da Microsoft, informam Brian Krebs e Mike Musgrove, do Washington Post [17/8/05].

Um porta-voz da Microsoft afirmou que a empresa não sabe se o nome do software que infectou os computadores em 16/8, chamado de worm-rbot.ceq, é uma nova versão do Zotob. O worm é um aplicativo que usa a memória ativa do computador para se duplicar, geralmente através da rede, com a ajuda de programas de e-mails ou bate-papo, e desgasta os recursos ou causa danos ao aparelho. O vírus, se instalado com sucesso no computador, pode ser usado por hackers para ter acesso remoto ao computador infectado. A fabricante do sistema operacional disponibilizou em seu sítio instruções detalhadas para desativar o Zotob. Também tornou disponível para download uma correção que protege computadores não infectados pelo vírus. As informações, em inglês, estão disponíveis aqui.

Os vírus podem ser frutos das guerras internas entre grupos de hackers rivais, afirma Natalia Martín Cantero, da EFE [18/8/05]. As novas variações dos vírus Robot e Bozori também podem ser responsáveis pelos incidentes. Segundo a empresa de segurança Trend Micro, os sistemas infectados por um destes três vírus se apagam constantemente, tornando-se impossível trabalhar neles.

Jeffrey Schneider, porta-voz da ABC, declarou que o vírus derrubou os computadores por duas horas nas redações das costas leste e oeste dos EUA. Ele ainda afirmou que foi a primeira vez que viu os jornalistas do World News Tonight trabalharem em máquinas de escrever elétricas.

Na rede CNN, o apresentador Wolf Blitzer anunciou que um vírus havia atingido os computadores da emissora em Atlanta e Nova York. O canal mostrou fotos da tela do computador constantemente reiniciando-se e uma mensagem de erro apareceu em pleno telejornal, ao vivo. Kathy Park, porta-voz do NYT, afirmou que os computadores que estavam conectados à rede em Nova York foram afetados. Com informações da AFP [17/8/05].