Vinte e oito anos depois de sua morte, o músico John Lennon é a estrela de uma campanha de caridade veiculada nos EUA. O ex-beatle aparece em um comercial de TV da iniciativa One Laptop Per Child (Um laptop por criança, tradução livre), que visa a produção de computadores portáteis por menos de US$ 200 para crianças pobres pelo mundo.
‘Imagine se toda criança, não importa em que lugar do mundo ela está, pudesse acessar um universo de conhecimento’, Lennon diz no anúncio, que também usa trechos da música Imagine. ‘Ela teria a chance de aprender, de sonhar, de alcançar tudo que quisesse. Eu tentei fazê-lo através da minha música, mas agora você pode fazê-lo de uma maneira diferente’. Lennon foi assassinado em Nova York, em dezembro de 1980.
Yoko Ono, viúva do ex-Beatle, deu permissão para o uso da imagem. O comercial é exibido em espaços cedidos pelas emissoras americanas e também foi postado no YouTube. Os produtores da peça misturaram imagens de arquivo com dublagem. Em 2007, o comediante britânico Bob Monkhouse apareceu em um comercial para uma fundação de pesquisa sobre o câncer de próstata quatro anos após morrer da doença. Informações da BBC News [28/12/08].