[do release do do Deutsche Welle International Weblog Awards]
Os 12 membros do júri internacional do Deutsche Welle International Weblog Awards condenaram unanimemente o bloqueio do weblog ‘Wang Yi’s Microphone’ e cobram a suspensão imediata da medida pelas autoridades chinesas. Diante da Cúpula Mundial da Sociedade de Informação, que acontece de 16 a 18 de novembro na cidade norte-africana de Túnis e da qual participará uma delegação chinesa, permanecer em silêncio seria sinal de tolerância, informou o júri.
O blog de Wang Yi era um dos três finalistas na categoria Prêmio Especial Repórteres Sem Fronteiras (RSF), entregue pela primeira vez nesta segunda edição do The BOBs. Outro finalista era o blog do juiz tunisiano Mokhtar Yahyaoui. O ganhador do prêmio foi o blog egípcio ‘Manal and Alaa’s Bit Bucket‘.
No dia 24 de outubro, a Deutsche Welle divulgou os weblogs nomeados para a premiação do ‘The BOBs – Best of the Blogs‘, entre os quais estava o site ‘Wang Yi’s Microphone‘ na categoria Prêmio Especial Repórteres Sem Fronteiras. Pouco depois, a agência regional responsável em Hai-Nan bloqueou o acesso à página.
Em seu diário online, o jurista Wang Yi critica freqüentemente a Justiça chinesa. Seu engajamento na luta pela independência da Justiça e pela liberdade de expressão na China foram os motivos de sua nomeação na edição deste ano do evento. ‘Blogueiros como Wang Yi, que lutam tão abertamente e com tanta coragem contra a censura, merecem a solidariedade e o apoio da comunidade internacional’, disse Guido Baumhauer, diretor da DW-World, o website da Deutsche Welle.
Julien Pain, membro do júri do The BOBs e chefe do Internet Freedom Desk da organização Repórteres Sem Fronteiras, salienta: ‘A atitude das autoridades demonstra o quão claramente o governo chinês se opõe à liberdade de opinião. Há muito tempo, a internet vem sendo censurada e este não é o primeiro weblog a ser bloqueado. Este caso recente mostra a rapidez com que eles reagem à livre expressão na rede. É assustador’.
Para o membro chinês do júri, Zhao Jing, conhecido internacionalmente pelo codinome Michael Anti, a atitude do governo de seu país é um erro. ‘Weblogs desempenham um papel muito importante na troca de informações e opiniões. O fato de o governo chinês censurar e bloquear este desenvolvimento é uma prova de que a China ainda está longe de aceitar a liberdade de opinião.’
O vencedor do prêmio especial da RSG é o site egípcio ‘Manal and Alaa’s Bit Bucket’. O jovem casal Manal e Alaa tornou-se uma instituição entre os blogs críticos ao regime em seu país, defendendo com afinco a liberdade de opinião, a luta pelos direitos humanos e por reformas políticas no Egito. Além disso, seu blog oferece ajuda prática e espaço em seu servidor para outras iniciativas e weblogs, dando assim uma valiosa contribuição a uma blogosfera engajada e crítica no Egito.
Os ganhadores das demais categorias do concurso serão divulgados – conforme o planejamento inicial – em 21 de novembro de 2005. Ao todo, serão premiados weblogs em 13 categorias e nove idiomas. Simultaneamente, usuários de internet poderão votar em seus favoritos até 20/11/2005 no site do evento.
Fazem parte do corpo internacional de jurados do Weblog Awards da Deutsche Welle especialistas e blogueiros de renome internacional: Hossein ‘Hoder’ Derakhshan (Irã), Lisa Stone (EUA), Ammar Abdulhamid (Síria), Loïc le Meur (França), Yegor Bykovsky (Rússia), Michael Anti (China), André Lemos (Brasil), Jose Luis Orihuela e Ignacio Escolar (Espanha), Konstantin Klein e Jörg Kantel (Alemanha) e Julien Pain (França, Repórteres Sem Fronteiras).
O evento foi promovido em cooperação com a organização Repórteres Sem Fronteiras e contou com diversos parceiros de mídia, como Handelsblatt.com (Alemanha), LeMonde.fr (França), Clarín.com (Argentina), Folha Online (Brasil), CBC.ca (Canadá), Shargh Newspaper (Irã), Lenta.ru (Rússia), Iran-Emrooz (Irã), Sina.com.cn e Phoenix TV (China). O Deutsche Welle International Weblog Awards também contou com o apoio do Maritim Hotel Bonn.