O leilão para a venda dos jornais do grupo de mídia Hollinger International promete atrair uma vasta gama de investidores. A companhia, dona dos ingleses Daily Telegraph e Sunday Telegraph, da revista Spectator, do Chicago Sun-Times e do Jerusalem Post, entre outros títulos, acaba de ganhar na justiça uma ação contra seu ex-acionista e ex-diretor geral Conrad Black. O processo judicial foi movido pelo grupo nos EUA, sede da empresa. Black foi acusado de fraude, desvio de dinheiro e irregularidades na contabilidade da Hollinger International. Ele foi acusado, no fim do ano passado, de ter realizado pagamentos ilegais para si próprio e para seus colaboradores.
Com a vitória, a Hollinger International tem liberdade para vender suas propriedades da maneira que bem entender. Especula-se, agora, quais empresas irão brigar pelos jornais. O banco de investimentos Lazards, que cuida do leilão em nome da Hollinger International, espera receber lances de até US$ 1,1 bilhão. As ofertas podem ser feitas para jornais específicos ou para arrematar a companhia inteira.
Entre os possíveis candidatos a comprar as posses da Hollinger International estão o empresário Richard Desmond, dono do jornal Daily Express; os irmãos David e Frederick Barclay, donos do hotel Ritz; e o grupo Gannet, dono do USA Today. Além deles, a Washington Post Company, que possui o jornal de mesmo nome; e a Tribune, dona do Los Angeles Times, também são fortes concorrentes. Outras empresas, como Providence Equity, Candover, 3i, Blackstone e Apax também já demonstraram interesse em adquirir os jornais da Hollinger International.
Os irmãos Barclay tinham saído na frente na disputa. Desde maio do ano passado, eles negociavam com Conrad Black a compra da Hollinger Inc, matriz do grupo. Porém, os irmãos voltaram atrás na proposta dias depois da decisão judicial que tirou o poder de Black sobre as posses da empresa. Mas agora podem fazer uma oferta para a própria Hollinger International.
Por enquanto, quem parece ter um trunfo nas mãos é Richard Desmond. O empresário divide com a Hollinger International a gráfica West Ferry, em Londres. Seu porta-voz já sugeriu em uma entrevista que é bom que quem ganhe da disputa pelo Daily Telegraph tenha sua própria gráfica. Com informações de Claire Cozens [The Guardian, 2/3/04] e da BBC [2/3/].