Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Maioria acredita na profissão de “blogueiro”

O site Verbeat publicou finalmente o resultado da sondagem sobre a blogosfera brasileira lançada em novembro de 2005 para identificar perfis e hábitos tanto de quem lê blogs como de quem os produz. Foram 68 perguntas, divididas em quatro grupos. Blogar para a própria subsistência já não é uma idéia descabida: entre os respondentes, 69,3% acreditam na viabilidade de uma profissão ‘blogueiro’. E 11,2% já colocaram anúncios em seu blog. [Veja aqui a íntegra da pesquisa.]

Quando perguntados ‘Você acha que blog é…’, 70,2% dos respondentes assinalaram “diversão e entretenimento”. Logo em seguida, com 61,4%, “imprensa alternativa”. Noutra questão, quando levantada a motivação para a leitura de blogs, 82,6% marcaram “diversão/entretenimento”; “ler opiniões diferentes sobre vários assuntos” mereceu 80,2% das respostas, e “informação/notícias”, 64,3%.

Confuso? Talvez não. As questões (de múltipla escolha) retratam bem o cenário atual dos blogs brasileiros. Embora a motivação preponderante seja a de lazer, tanto autores quanto leitores desta jovem mídia percebem seu potencial informativo como forte característica. E não parecem ver necessidade de excluir uma ou outra coisa.

Os dados da Pesquisa Blogosfera Brasil foram obtidos de 697 questionários respondidos, com mais de 60 questões cada, apresentando um panorama amplo da solidificação do fenômeno blogueiro no país. Foram abordados tópicos de caráter humano/comportamental (temáticas, interação social, hábitos de leitura e/ou produção autoral, motivações de leitura e/ou produção autoral, anonimato, interação com outras mídias, uso de comentários, políticas empresariais, relações com o jornalismo, conhecimento de legislação) e tecnológico (hospedagem, uso de tecnologia RSS, templates, links, estatísticas, trackback, comentários), numa visão ampla das pessoas envolvidas com a blogosfera.

Alguns dados da pesquisa

** Blogar é falar em primeira pessoa: 48,3% afirmaram que a motivação para manter o blog é registrar idéias e pensamentos;

** Blog é um canal customizado de informação: 36,4% afirmaram que o blog é um meio onde se pode encontrar informações que não circulam na grande mídia. Mas não deve suplantar o jornal impresso; apenas 8,8% acreditam que o blog pode substituí-lo um dia;

** Blogar não é uma tarefa anônima: 77,7% dos respondentes afirmaram blogar com seu próprio nome ou o mesmo apelido fora da internet;

** Blogueiros se preocupam com a audiência: 63,6% afirmaram que os leitores influenciam algumas vezes na feitura do blog;

** Blogar para a própria subsistência já não é uma idéia descabida: 69,3% acreditam na viabilidade de uma profissão ‘blogueiro’. E 11,2% já colocaram anúncios em seu blog;

** Como a internet, os blogs também desviam a atenção das mídias tradicionais. Dos que responderam à pesquisa, 18,3% passaram a ver menos televisão depois que incluíram blogs no dia-a-dia;

** 28,8% dos que lêem blogs investem entre 30 minutos e 1 hora do dia a essa atividade;

** 67,1% dos blogueiros que não têm anúncios no blog dizem estar abertos a essa possibilidade.

******

Publicitário, editor do Verbeat, Porto Alegre