Apesar da proliferação de blogs políticos nos EUA, apenas um em cada cinco americanos os lê regularmente, revelou uma pesquisa divulgada esta semana pela Harris Interactive. Segundo a pesquisa, 56% dos 2.300 adultos entrevistados nunca leram blogs sobre o tema; menos de ¼ afirmou que tem o costume de lê-los.
Surpreendentemente, os leitores regulares destes blogs não são os jovens adultos, que costumam usar com mais intimidade as novas tecnologias: 19% dos entrevistados entre 18 e 31 anos os lêem regularmente – o que significa diversas vezes ao mês; e apenas 17% das pessoas de 32 a 43 o fazem. A faixa etária que mais lê blogs políticos é a formada por adultos com mais de 63 anos, com 26%, e entre 44 e 62 anos, com 23%. Em relação a republicanos e democratas, a proporção é equilibrada: 22% e 20%, respectivamente, lêem os blogs regularmente. Os entrevistados que se dizem independentes lêem mais, o equivalente a 26%.
Entre os pesquisados, um em cada cinco leitores regulares dizem que as informações encontradas nos blogs são menos relevantes que as da mídia tradicional, enquanto três em 10 dizem que elas são mais importantes. Na opinião da Harris, ‘talvez os telespectadores que acompanham notícias políticas estejam deixando de ter na rede sua fonte de informação e voltando à TV’, já que ‘os canais a cabo tem visto sua audiência aumentar a cada debate e nas primárias [das eleições presidenciais]’. Informações de Antone Gonsalves [InformationWeek, 10/3/08].