A revista TAM nas Nuvens, edição setembro de 2010, trouxe uma entrevista interessante com Gerd Leonhard, considerado pelo jornal The Wall Street Journal como um dos ‘principais pensadores do futuro da mídia’.
À publicação, Leonhard anunciou que ‘quando passarmos a ter 20% a 25% de penetração de banda larga no planeta, o modo de fazer negócios e de se comunicar terá mudado para sempre, pois haverá as ferramentas para fazê-lo de maneira fácil e barata, ou até gratuita’.
Durante a entrevista, o especialista defendeu também que, no futuro, as operadoras não poderão mais cobrar SMS dos usuários e que terão de encontrar uma forma de integrar o Facebook e o Google em apenas uma plataforma, facilitando as operações dos usuários.
Trata-se de uma visão bem interessante. Nos próximos anos, teremos, muito provavelmente, o contínuo fortalecimento do conceito de usabilidade, garantindo uma total e plena experiência de uso eficaz e cativante. Agregar serviços em apenas uma plataforma somente vem a corroborar tal tendência.
Em um outro ponto, o especialista apontou que ‘o céu é o limite dos micropagamentos’. E reforçou: ‘Em breve, chegaremos ao ponto de as pessoas usarem, por exemplo, créditos do Facebook para pagar o aluguel de um imóvel.’
Esta seria, sem dúvida alguma, uma grande revolução digital (comparada ao surgimento da internet), que consolidaria a social media. Mais do que isso: confirmaria que Facebook, Twitter e outras mídias digitais não podem mais ser dissociadas do cotidiano das pessoas, assim como livros, revistas, cinema e as novelas globais. Ponto positivo para a tecnologia! Ponto positivo para a diversidade de funções, de conteúdos e para as novas possibilidades comunicacionais.
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Assessor de imprensa e autor, entre outros, de Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia