A rede de TV americana NBC contratou Chelsea Clinton – filha do ex-presidente Bill Clinton e da atual secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton – como correspondente especial em tempo integral para o canal de notícias NBC News, noticia Bill Carter [The New York Times, 13/11/2011]. O anúncio da contratação afirmava que Chelsea começaria a trabalhar imediatamente, tendo como pautas matérias sobre voluntários que “fizeram a diferença” em suas comunidades para a série Making a Difference (Fazendo a diferença, tradução livre), exibida no NBC Nightly News.
Chelsea tornou-se uma figura conhecida nacionalmente ainda criança, quando seu pai venceu as eleições presidenciais em 1992, mas acostumou-se a viver longe do olhar público – inicialmente, a pedido dos pais e, depois, por escolha própria. Segundo o presidente da NBC News, Steve Capus, um intermediário entrou em contato com a rede em julho. Posteriormente, Capus encontrou-se com Chelsea e lhe perguntou: “O que você está interessada em fazer?”. Ela respondeu que, durante a campanha da mãe para presidente, em 2008, ficou tocada com histórias de pessoas fazendo contribuições pessoais. “Espero que as histórias no Making a Difference – assim como meu trabalho acadêmico e minhas ações sem fins lucrativos – ajudem-me a viver o adágio da minha avó: ‘A vida não é o que te acontece, mas o que você faz com o que acontece contigo’”, declarou a nova correspondente. Ela continuará com suas ações na Fundação Clintone com seus estudos em Oxford.
Engajada
Uma pessoa próxima à Chelsea disse que ela está cada vez mais ativa em causas apoiadas pela fundação de sua família e que chegou a discursar em mais de 400 eventos em apoio à candidatura da mãe, em 2008. Ela pretende doar a maior parte de seu salário à fundação da família e ao Hospital Universitário George Washington, em nome de sua avó, que morreu este mês.
Chelsea será a segunda filha de ex-presidente contratada pela NBC News. Jenna Bush Hager, filha de George W. Bush, trabalha como correspondente do programa Today. Meghan McCain, filha do republicano John McCain, que disputou a eleição de 2008 com Barack Obama, é colaboradora do canal a cabo MSNBC.