O site da revista “Technology Review”, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), destacou dentre os trabalhos do arXiv na semana terminando em 11 de abril um artigo escrito por pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e do Instituto de Pesquisa em Computação, do Qatar.
Intitulado “Breaking the News: First Impressions Matter on Online News” (“Manchetes: A primeira impressão é importante nas notícias on-line”, na tradução livre), o trabalho investiga possíveis estratégias usadas para empresas de mídia on-line na elaboração de suas manchetes.
A pesquisa analisou o conteúdo de 69.907 manchetes produzidas por quatro grandes veículos globais de corporações de mídia — “The New York Times”, “BBC”, “Reuters” e “Dailymail” — durante pelo menos oito meses consecutivos em 2014.
De maneira a descobrir as estratégias que poderiam ser usadas para atrair cliques, os estudiosos extraíram características dos textos das manchetes noticiosas relacionando-as aos sentimentos gerados por elas, fossem eles positivos ou negativos, numa escala de -5 (muito negativo) a +5 (muito positivo).
“Descobrimos que o sentimento gerado por uma manchete está fortemente ligado à popularidade da notícia e também à dinâmica dos comentários postados para aquela matéria específica”, diz o resumo da pesquisa.
Algumas das ferramentas mencionadas no estudo foram o software LIWC (Linguistic Inquiry and Word Count); e a ferramenta web Magnet News, que usa o medidor de polaridade de notícias SentiStrength e a API do encurtador de links Bit.Ly.
O conjunto de dados usado na pesquisa pode ser obtido em modo texto em http://goo.gl/3wiFVj, mediante solicitação ao Prof. Fabrício Benevenuto, um dos autores do artigo, cujo texto completo, em inglês, está disponível em http://arxiv.org/pdf/1503.07921v1.pdf. (Com sites.)
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Carlos Alberto Teixeira, do Globo