Em reflexo ao aumento da preocupação com as alterações climáticas, empresas de comunicação americanas estão se preocupando em dar destaque ao tema em suas publicações – sejam elas femininas, esportivas ou com outros enfoques que, a princípio, podem não ter associação nenhuma com o meio ambiente. A Sports Illustrated desta semana, por exemplo, trouxe o aquecimento global como assunto de capa, relacionando seus impactos à prática de esportes.
Nas próximas semanas, será a vez das revistas Elle, Outside Magazine e Atlantic Monthly. ‘Preservar o meio ambiente é mais importante do que nunca e influencia todas as áreas de nossas vidas, da moda à beleza, saúde, entretenimento e política’, escreveu a Elle em sua última edição sobre o tema da próxima revista.
Verdade inconveniente
A onda de preocupação com o meio ambiente por parte da mídia americana intensificou-se com o filme Uma Verdade Inconveniente, do ex-vice-presidente Al Gore, que ganhou o Oscar de melhor documentário de longa-metragem. ‘Certamente os editores destas revistas acharam que chegou a hora de tocar mais intensamente no assunto. Com Al Gore, seu Oscar e um aumento da preocupação por parte do público, isto tornou-se importante’, opina Peter Kreisky, da empresa de consultoria Kreisky Media Consultancy.
Eben Burnham-Snyder, do Conselho de Defesa de Recursos Naturais dos EUA, aprovou a iniciativa da Sports Illustrated. ‘Combater o aquecimento global pode ser parte de um projeto maior de lutar para manter vivos os esportes para as próximas gerações’, afirmou. Informações de Mary Milliken [Reuters, 9/3/07].