Monday, 06 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1319

Revolução conservadora na blogosfera

Quem se aventurar numa incursão na blogosfera política tupiniquim vai ter uma surpresa. O número de blogs confessadamente conservadores ou de direita aparentemente é maior do que os de se dizem de esquerda ou professam teses consideradas socialistas.


O termo ‘aparentemente’ é necessário porque não existem levantamentos completos e confiáveis sobre o perfil dos blogs brasileiros. A afirmação feita no lide deste texto está baseada na exploração randômica de sites a partir de links sugeridos por sites tidos como referências em cada campo ideológico.


Desde o inicio do escândalo mensalão vem aumentando o número de blogs cujo prato forte são as críticas ao governo petista a partir de uma perspectiva ideológica conservadora e antimarxista.


A presença marcante de blogs conservadores no Brasil repete o mesmo fenômeno registrado nos Estados Unidos – e que foi medido numa pesquisa realizada pelo New Politics Institute (NPI), publicada agora em agosto.


Os dados mostram que os blogs conservadores eram absolutamente majoritários na web até o inicio de 2004, quando os de tendência liberal e progressista começaram a ganhar mais espaços, sobretudo depois que o pré-candidato democrata Howard Dean mostrou como era possível usar a internet numa campanha eleitoral.


O documento divulgado pelo NPI indica um comportamento diferenciado entre os blogs conservadores e os progressistas. Os primeiros usam a internet para divulgar informações e propostas que serão usadas por grupos ideológicos organizados off line. Já a estratégia dos progressistas americanos baseia-se fundamentalmente na formação de comunidades virtuais para divulgar palavras de ordem.


Diferenças de fundo


No Brasil, tanto quanto nos Estados Unidos, um dos alvos preferidos dos blogs conservadores é a pressão sobre a imprensa, acusada de publicar notícias tendenciosas. O blog Mídia Sem Máscara é uma espécie de portal de 47 articulistas conservadores, onde as principais estrelas são o filósofo paulista Olavo de Carvalho e o ex-diplomata e ex-editorialista do Jornal do Brasil, José de Meira Penna.


O escândalo do mensalão e a desilusão das esquerdas com o governo Lula são um prato cheio para blogs como o Nariz Gelado, cujo autor não se identifica e que publica a mais completa lista de links para blogs politicamente conservadores. [Atenção, há exceções, como o blog de Ricardo Noblat, que é jornalístico.]


Na mesma linha correm o Não Suporto o PT produzido por Bobby Groover, e o Resistência do carioca Niemerson Lavoura, que também edita o República dos Marajás Petistas.


O blog do matemático chileno Claudio Tellez e do filósofo Olavo de Carvalho podem ser considerados modelos da ala intelectual da direita cibernética no Brasil.


Da mesma forma que no caso dos blogs conservadores americanos, os nacionais tendem a centralização num personagem-chave ou em grupos que têm uma forte unidade ideológica. Já os blogs de esquerda, tanto lá como aqui, procuram estimular a formação de comunidades virtuais ou presenciais.


Outra diferença destacada pelo documento do The New Politics Institute é o fato de que os blogs de esquerda geralmente promovem o surgimento de novos atores no cenário político, enquanto os conservadores em geral tendem a unir esforços em torno das personalidades e líderes já estabelecidos.


Audiência crescente


Os dados dos últimos três meses revelam uma situação curiosa. Nos Estados Unidos o NPI identificou um crescimento acelerado dos blogs considerados progressistas, enquanto no Brasil, mesmo sem estatísticas atualizadas, os sites conservadores já superam os de esquerda, segundo a opinião de especialistas em tendências na blogosfera local.


Nos Estados Unidos, o blog InstaPundit do professor de direito Glenn Reynolds era, até junho passado, o mais visitado blog político do país com um tráfego três vezes maior do que o progressita DailyKos, editado por Markos Moulitsas Zúniga, um americano de 34 anos criado em El Salvador. Nos últimos dois meses, por conta dos desencontros da política americana no Iraque, o DailyKos deu um salto espetacular na sua audiência e já tem uma leve vantagem sobre o InstaPundit em matéria de visitantes únicos (12 milhões por mês), tornando-se o mais consultado blog político do mundo.


A comparação do comportamento dos blogueiros nos Estados Unidos e no Brasil mostra que a preferência dos internautas está muito vinculada à conjuntura política do país. Mas, apesar da diferença de opções, tanto aqui como lá a politização dos blogueiros é um fenômeno em ascensão vertiginosa. Segundo a pesquisa do NPI, desde o final de 2002 o tráfego de visitantes nos mil blogs políticos mais populares dos Estados Unidos passou de 500 mil para três milhões de visitas diárias. Não temos aqui uma medição parecida, mas o blog do jornalista Ricardo Noblat não pára de bater recordes de audiência desde o início do mensalão, segundo o seu editor.

******

Jornalista e editor do blog Código Aberto