Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Sarkozy, em férias, dá ‘piti’ com fotógrafos

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, perdeu a paciência ao avistar dois jornalistas que o fotografavam durante um passeio de barco, no domingo (5/8). Sarkozy, de férias em New Hampshire, nos EUA, passeava de barco com amigos quando notou a presença, em outro barco, do fotógrafo da AP Jim Cole e do freelancer Vince DeWitt.

Os profissionais haviam se identificado e obtido permissão da guarda costeira para navegar na região. ‘[O presidente] estava feliz e sorridente, e chegou até a acenar para o pessoal da segurança quando saía [para mar aberto]’, conta Cole. ‘Então ele nos viu tirando fotos e sua alegria imediatamente acabou’.

Paz interrompida

Os fotógrafos viram, por suas lentes, quando Sarkozy apontou para eles e o barco começou a vir em sua direção. O presidente francês entrou no barco de Cole e começou a gritar com os dois. ‘Ele estava muito nervoso, falando em francês muito alto e muito rápido’, lembra DeWitt, dizendo que tentou avisar repetidamente que eles não falavam francês. Sarkozy chegou a pegar a câmera do freelancer, mas a soltou. Uma mulher no barco do presidente, que não se identificou, falou em inglês que ele queria ser deixado em paz.

Horas antes, Sarkozy havia falado a repórteres, em francês, que estava ‘naturalmente pronto a responder a todas as suas questões, e talvez mais tarde vocês possam parar a cobertura e me deixar tranquilamente com a minha família’. Um repórter da AP gravou o pedido do presidente e o traduziu, mas os fotógrafos não foram informados sobre ele. Sarkozy se acalmou e foi embora depois que Cole e DeWitt prometeram parar de fotografá-lo pelo resto do dia. O governo francês não comentou o incidente. Informações de Beverly Wang [AP, 6/8/07].