Em termos visuais, publicações de saúde não diferem muito umas das outras. Nos EUA, contudo, a revista Men’s Fitness sofreu uma reformulação que a deixou parecida demais com a líder do segmento de saúde masculina no país, Men’s Health. A semelhança é tanta que a última apresentou intenção de processo em um tribunal da Pensilvânia.
Ambas as revistas estão nas bancas com a foto de um homem musculoso na capa, sob logotipo vermelho. Seus índices são em páginas duplas, as da esquerda com três fotos horizontais, as da direita com uma foto horizontal grande. As seções ‘Ask Men’s Health‘ e ‘Tell Men’s Health‘ da ‘original’, têm, na ‘sósia’, as análogas ‘Ask Us’ e ‘Tell Us’.
Men’s Fitness foi comprada em 2002 pela American Media, proprietária do tablóide The National Enquirer. Tem tiragem de 600 mil exemplares, e viu suas páginas de anúncios diminuírem 10% no ano passado. No mesmo período, Men’s Health, com tiragem de cerca de 1,7 milhão, teve crescimento de 11% na publicidade. ‘A questão será se há probabilidade de o leitor médio ficar confuso sobre se as publicações que está vendo têm alguma relação entre si, ou se são a mesma’, comenta o advogado especializado em propriedade intelectual, Anthony LoCicero, sobre um eventual processo. ‘Acho que podemos esperar alguma confusão, tanto no tribunal como na banca’.