Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Serviço de mero marketing e enganação

A interatividade é um dos canais mais importantes no processo de comunicação, pois para quem gosta de comunicar com seriedade e respeito ao usuário é sempre importante saber o que este pensa do processo de relacionamento da empresa com o consumidor. Em função disto, hoje a maioria das empresas e órgãos públicos coloca em seus sites um serviço denominado ‘Fale conosco’ onde provavelmente o cidadão poderia ter acesso e fazer sua reclamação, dúvida ou sugestão para alguma coisa que esteja ocorrendo na empresa. As emissoras de rádio e televisão também mantêm este serviço para que o telespectador ou ouvinte possa se comunicar com a emissora e mandar suas idéias para apreciação ou mesmo solução de algum problema ocorrido.

No entanto, a prática tem provado que este serviço é uma mera peça de marketing destas empresas que continuam enganando os usuários com uma suposta comunicação que não existe. A situação é vergonhosa, pois é notório que este serviço não existe na realidade e se transforma numa grande propaganda enganosa de quem na realidade pouco quer saber da opinião de quem os sustenta com a audiência. Sabemos claramente que este serviço não é verdadeiro e não tem respaldo nenhum em função do direito do consumidor que hoje também é uma mera propaganda ou objeto de marketing de alguns políticos que criam o sistema de defesa do consumidor que não tem nenhum poder de resolução dos problemas. O serviço ‘Fale conosco’ deveria ser investigado pela justiça, pois o que hoje acontece é vergonhoso e descabido em um mundo que deveria utilizar a tecnologia para aproximar as pessoas. O maior exemplo desta farsa é dado pelos políticos, que mantêm e-mails, serviços de blogs, facebooks e twitter e não promovem nenhum tipo de interação ou comunicação.

Nas grandes redes de televisão de nosso país a enganação é a mesma, o tolo do telespectador manda mensagens e mais mensagens que jamais serão lidas e, principalmente, respondidas. O processo utilizado por essas emissoras tem o objetivo apenas de medir o número de usuários sem preocupação alguma com o problema do que envia as mensagens com o ledo engano de que serão apoiados os respeitados. A pergunta que vem a mente é: por que utilizam o discurso da interatividade se as mensagens dos telespectadores não são ouvidas? A resposta é clara: Eles não querem saber o que povo pensa dos programas, pois quem manda é o dinheiro e o gosto político e econômico do patrão.

Melhor solução seria o boicote

Para acelerar a falta de respeito vemos agora grande parte dos famosos da televisão brasileira utilizarem o twitter numa suposta comunicação com os desavisados fãs que pensam que eles se preocupam com seus admiradores, o que é mais um engano, pois sabemos que estes se utilizam deste artifício para obterem promoção pessoal e não com objetivo de comunicação com o usuário. É claro que seria bom que eles procurassem ter uma comunicação verdadeira com os pobres mortais, porém eles são mais reais que o rei. Os blogs também se configuram numa completa falta de respeito com os usuários, pois a comunicação que é postada geralmente não tem nenhum encaminhamento ou resposta.

Grandes jornais de circulação nacional também fazem o mesmo com seus usuários, pois disponibilizam e-mails para comunicação e quando o desavisado usuário manda alguma comunicação descobre que sua mensagem voltou e que o e-mail ou não existe ou está com a caixa cheia. Como é que um meio de comunicação utiliza um e-mail que enche caixa postal tão rápido? Por que não melhoram a comunicação? Por que não encaminham os desejos dos usuários? Seria elegante mandar apenas um não como resposta, é bem mais decente.

As revistas de circulação nacional cometem a mesma falha, pois exibem canais de comunicação que jamais funcionarão ou terão resposta alguma. O pior de tudo é que estes canais se dizem democráticos e que representam os interesses do povo, o que é uma grande mentira. Que prova que o jornalismo em sua maioria odeia interatividade e que as matérias veiculadas não são de interesse do povo e apenas fazem parte do jogo do poder que está instalado em nosso país.

Diante de tais constatações, a melhor solução seria o boicote. A partir deste momento todos deveriam não mais enviar e-mails para quem não responde nem usar comunicação com quem não considera seus usuários. Outra solução seria o que vamos dizer agora. Caso o cidadão ou cidadã tenha sido desrespeitado por alguma empresa, grupo ou casa política que faça uma listagem destes e mande para os órgãos de defesa do consumidor para que alguma providência seja tomada o que sabemos que não acontecerá. A terceira solução seria a proibição deste serviço que continua enganando nosso povo e fazendo um jogo de mentira que acaba transformando a comunicação cada vez menos democrática e ética.

PS: Postem nos comentários deste texto se isso aconteceu com vocês para que todos tenham a dimensão do desrespeito e da má utilização de um serviço que certamente poderia contribuir e muito para uma comunicação bem melhor.

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Vice-presidente da Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará, Fortaleza, CE