A Akamai Technologies – companhia proprietária de redes de servidores que funcionam como ‘espelho’ aos principais sítios da internet, incluindo os de notícias, como CNN, MSNBC, Reuters e BBC – inaugurou na quinta-feira (18/8) um serviço que oferece relatórios sobre o tráfego na rede, com informações, atualizadas a cada minuto, sobre o consumo de notícias.
Através do novo sistema será possível identificar o número de usuários por minuto em cada sítio de acordo com a região geográfica, quantas vezes por dia houve picos de acesso nas diferentes partes do mundo, e qual é a média de audiência naquele determinado momento. O sistema seria capaz de medir quais matérias atraíram a atenção dos internautas, ao traçar os picos de acesso a determinados eventos, como o julgamento de Michael Jackson, os atentados de Londres, dentre outros.
Analistas acreditam que o sítio será acessado principalmente por jornalistas e anunciantes. O índice de notícias vai ser limitado, pois embora a Akamai tenha como clientes mais de 100 mil sítios noticiosos, ela não incluirá informações de outros sítios não-clientes. Se o serviço se tornar popular, a empresa planeja expandir o monitoramento para medir o tráfego de portais de venda de produtos e negócios. Informações de Robert Weisman, do The Boston Globe [18/8/05].