Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Slate pretende lançar sítio sobre economia

Em meio à crise que amedronta a indústria jornalística, o setor de notícias financeiras surpreende: apenas nos últimos meses, Rupert Murdoch lançou o canal Fox Business Network e a editora Condé Nast, a revista Portfolio. Agora é a vez da revista online Slate anunciar o lançamento, marcado para o próximo ano, de um sítio destinado a assuntos econômicos. Criada em 1996 por Michael Kinsley, a Slate é conhecida por seu jornalismo opinativo e espera manter o tom de opinião também no novo sítio.

O subeditor David Plotz acredita que há espaço para a voz editorial da Slate no mercado de notícias financeiras. Segundo ele, enquanto o jornalismo político diversificou-se com a proliferação de blogs e sítios independentes, o jornalismo econômico ainda é ‘dominado pelas grandes marcas’. ‘Há uma abertura para um sítio opinativo, analítico e inteligente sobre economia’, opina.

O projeto aguarda autorização de executivos do grupo Washington Post, proprietário da revista. Segundo fontes ligadas ao assunto, o sítio ainda não tem nome e, se aprovado, planeja seguir o mesmo modelo da Slate – poucos editores e muitos jornalistas em sistema de trabalho freelance. Informações de John Koblin [The New York Observer, 30/10/07].